Casa e pets sem complicação

oferecido por Selo Publieditorial

2:40

Fane e seus pets

3:01

Julia e Café

3:27

Corinne e Diva

Na sua casa, quem dita as regras é seu bichinho de estimação? Você já se flagrou mudando alguns comportamentos visando o bem-estar e a felicidade do seu cachorro ou gato, até cedendo quase toda a cama para eles dormirem tranquilos, depois de ter dito no passado que o animal estava proibido de subir no colchão?

Bem, você não está sozinho. Os brasileiros são mesmo apaixonados pelos seus animais de estimação, a ponto de se dizerem "papais" e "mamães" de pets e especialistas considerarem que estamos formando famílias multiespécies.

A estimativa é que, até 2030, o país chegue a cerca de 101 milhões de cães e gatos, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas para a Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal. O comportamento na internet demonstra bem isso, especialmente em tempos de pandemia e distanciamento social. Em junho deste ano, por exemplo, a busca online por adoção de cachorros e gatos foi 73% maior que a média mensal dos últimos dez anos, segundo dados do Google Trends.

Corinne e Diva

A cachorra Diva é a mascote oficial de Corinne e seus amigos. Adotada há sete anos, é tão querida que a tutora compartilha os cuidados com a turma: volta e meia, Diva passa alguns dias nas casas de seus muitos amigos humanos. Paparicada por todos, é fã de cafuné — do carinho e da marca, cujos produtos são seguros para ambientes com pets e não agridem seu olfato sensível. Uma verdadeira Diva!

Além de ter a segunda maior população de cães e gatos, o país não economiza na hora de cuidar deles: só em 2019, os brasileiros gastaram cerca de R$ 35,4 bilhões com seus bichinhos, segundo o Instituto Pet Brasil. Seja você um tutor experiente ou "pai de primeira viagem", as preocupações com o bem-estar deles — e do ambiente familiar — tendem a ser as mesmas: banhos regulares, higiene das necessidades básicas e casa sempre com cheirinho de limpeza.

É por isso que a Cafuné, marca 100% brasileira, chegou para ressignificar o cuidado que temos com nossos cães e gatos e com a casa onde eles vivem. Com a missão de colocar o bem-estar do pet em primeiro lugar, a marca traduziu miados e latidos em uma linha completa de cuidados para pets e sua casa para ajudar tutores a retribuir amor incondicional que recebem dos membros mais brincalhões de uma família multiespécie.

São três linhas desenvolvidas em parceria com veterinários, com especialistas do centro global de inovação e avaliação de segurança da formulação e é aprovada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Tudo para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Além disso, a marca é guiada por quatro princípios básicos: sustentabilidade para causar o menor impacto possível no planeta; cuidado para entregar soluções livres de ingredientes nocivos, para que os animais se sintam livres; autenticidade, pois a Cafuné acredita que pets bem cuidados são aqueles que, antes de tudo, podem ser eles mesmos; e inclusividade, acolhendo todos os cães e gatos, sem exceção.

Necessidades especiais

A especialista em meios de pagamento Jéssica Shimada, 36, conhece bem a dificuldade de encontrar produtos adequados para pets que exigem uma rotina diferenciada. Resgatar animais de rua sempre foi um gesto natural em sua família e, há 10 anos, Jéssica se viu repetindo o que aprendeu com a mãe ao adotar o cãozinho James, que encontrou perambulando pelo bar que ela frequentava. Anos depois, James ganhou a companhia de Benedita, resgatada de um terreno baldio, debilitada e sem conseguir andar. Com 14 e 13 anos, respectivamente, eles hoje precisam de cuidados especiais.

"Os dois têm estômago sensível e a Benedita tem alergia alimentar e de pele. Eu a levei para tomar banho no petshop e passaram perfume nela. Tive que dar banho no outro dia em casa e comprar remédio para poder tirar o perfume da pele dela", diz Jéssica, que hoje investe em produtos específicos para o banho caseiro, como shampoo natural com aveia e sem parabenos. "Os produtos não são pensados para os cachorros, e sim para as pessoas."

O produto ideal para pets deve alterar o mínimo possível o equilíbrio fisiológico natural dos pelos e pele. Produtos que contenham parabenos, silicones, agentes de limpeza agressivos, entre outros, são nocivos aos animais e também a seus tutores, e podem interferir na saúde cutânea e de outros órgãos.

Ronaldo Lucas, , Médico veterinário especialista em dermatologia veterinária

Por esses e outros motivos, os produtos para banho da Cafuné são livres de parabenos, corantes ou silicones. Em vez disso, a marca investe em extratos naturais, como aloe vera, aveia e camomila.

A preocupação com o bem-estar também alcança o ambiente da casa. Uma mudança de apartamento mexeu com os hábitos de higiene de Benedita, que passou a fazer xixi por todo o local, diferentemente de James, que só faz as necessidades na rua. Situação semelhante à da analista financeira Heloísa Zilio, 33, tutora de Felipe, 12, e Murilo, 7, pai e filho da raça maltês que vez ou outra fazem xixi fora do tapetinho por pura pirraça. Uma alergia desenvolvida durante a quarentena por Felipe também exigiu adaptação dos produtos usados. Heloísa agora investe em shampoo especial e ração hipoalergênica, além de uma mistura natural para limpar o xixi.

Casa limpa e segura

Fazer as necessidades no lugar correto, aliás, parece ser um problema para vários cães e gatos por aí. É o caso do Pudim, o lulu da pomerânia da analista de RH Joana, 29. morar em um apartamento alugado, a tutora tem uma preocupação extra com a limpeza do imóvel. "Descobri que é muito difícil treinar um cachorro sozinha. Talvez precise recorrer a um profissional para ensinar a ele", pondera. Ela ressalta ainda a dificuldade de encontrar produtos de higiene no mercado e a preferência por investir em composições mais seguras para o animal, mesmo que mais caras.

"A maioria dos cães aprende com muita facilidade a usar o tapete higiênico, mas nem sempre as pessoas ensinam de forma adequada. O ideal é favorecer o acerto: quando ele urinar ou defecar no local errado, não brigue. Respire fundo e limpe sem demonstrar nenhuma emoção negativa", destaca a médica veterinária Rita Ericson, especialista em comportamento animal. Para a escolha dos produtos de higiene, ela dá a dica: "busque os que limpam sem deixar resíduos e, de preferência, sem fragrância ou com fragrâncias suaves para o ambiente e para o animal."

Adobe Stock Adobe Stock

A consultora pedagógica Marianna Ferreira Drumond, 33, "mãe" de dois gatos, virou expert em limpeza da casa e reconhece a importância de um bom produto. Desde que adotou Caco e Eala, os cuidados com a manutenção de seu apartamento recém-comprado foram redobrados. "O cheiro me preocupava demais, porque tenho horror a casa suja. O cheiro dos excrementos de gatos é bem forte e o xixi tem cheiro azedo. A solução que encontrei foi apostar em uma caixa alta para a areia, de 50 litros, bem grande", explica.

"Se você optou por ter animais de estimação em casa, sua rotina vai sofrer modificações! Recebemos muito amor e carinho e em troca devemos evitar interferir no olfato tão poderoso dos cães e gatos", reforça a especialista Rita. Entre as sugestões de cuidado estão escovar os animais diariamente, dar banho de acordo com a recomendação veterinária, não deixar o pet com pelos úmidos nem usar produtos com perfumes fortes.

Pets e veganismo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, quase o dobro se comparado aos números de 2012. Acompanhando esse aumento, a procura por produtos não testados em animais tem crescido, mas esbarrado na falta de opções no mercado. Esta é mais uma lacuna que a Cafuné vem para suprir: a marca não testa em animais e foi aprovada pela Peta (People for the Ethical Treatment of Animals), maior organização mundial de direitos dos animais — afinal, não é só do seu bichinho que queremos cuidar.

Entre os consumidores preocupados com os direitos dos animais está a produtora de localização Stephanie Steponovicius, que adotou Teresa, uma gatinha vira-lata, durante a quarentena. "Eu, que sou vegana, tento não comprar produtos testados em animais e que não sejam ecofriendly. Busco comprar os produtos mais 'naturebas' possíveis, mas todos aprovados pelo veterinário dela", explica.

Isso vale também para a comida que, indiretamente, é afetada pela composição dos outros produtos. "A Teresa não come ração molhada por ser cheia de químicos e aditivos e eu não dou peixe pra ela por conta do mercúrio e plástico nos oceanos", diz. É por isso que, para evitar que mais aditivos nocivos e plástico acabem na água, as garrafas da Cafuné são feitas com plástico 100% reciclado e os produtos para banho são livres de ingredientes nocivos, sem parabenos, corantes ou silicones.

Ressignificando o cuidado

Além do amor incondicional e de não medirem esforços para garantir o bem-estar de seus pets, as tutoras entendem que o conforto e a felicidade dos bichinhos também dependem de cuidados mais responsáveis e sustentáveis. "As marcas precisam ser ecofriendly e naturais", ressalta Stephanie. "Não dá pra comprar uma ração cheia de química, uma areia altamente poluente, um shampoo que agrida os pelos deles. Penso que se eu tomo um super cuidado com o que consumo, por que daria algo ultraprocessado para minha gata?"

E elas concordam com um ponto crucial: todo esforço compensa e qualquer aspecto negativo ou dificuldade com limpeza são mínimos se comparados aos positivos, especialmente quando há produtos como os da Cafuné para dar uma mãozinha extra na rotina de cuidados. "Ter um animal de estimação é muito bom, porque ele quebra a rotina e traz diversão para o dia a dia, faz os problemas parecerem menores", aponta Joana*. Já Stephanie é categórica: "não existe vida mais completa do que a com um bichinho de estimação." A Cafuné assina embaixo — e surgiu para facilitar a vida de todas as famílias multiespécies do Brasil.

Julia e Café

Café é um cãozinho com três tutoras e duas casas. Adotado em 2020, quando as amigas Julia, Juliana e Cíntia ainda moravam juntas, passou a ter a guarda compartilhada desde que Julia se mudou. Agora, distribui alegria e carinho entre os novos apartamentos. Na vida do Café, uma coisa é certa: não importa onde ele estiver, vai ter sempre Cafuné - a marca que ele escolheria se pudesse falar.

Fane e seus pets

Os cachorros Alok e Millow convivem em harmonia com os gatos Negão, Negucho, Manu e Roquinho na casa de Fane. E estão sempre prontos para fazer novos amigos: a tutora não pode ver um bichinho na rua precisando de cuidado que se prontifica para ajudar. No lar de Fane, sempre tem espaço para mais um pet. E cuidar de todos eles com o carinho que merecem ficou ainda mais fácil com os produtos de Cafuné, que foram desenvolvidos em parceria com veterinários e são seguros para ambientes com pets.

Curtiu? Compartilhe.

Topo