PUBLICIDADE
Topo

Qual é o revestimento ideal para sua casa?

Depois de "esquecido", o ladrilho e seu estilo vintage voltou como tendência na decoração - iStockphotos
Depois de "esquecido", o ladrilho e seu estilo vintage voltou como tendência na decoração
Imagem: iStockphotos
Apto.21

Camila e Pablo são as mentes criativas por trás do site Apartamento 21 e do Instagram @apto.21. Eles começaram compartilhando a reforma do seu primeiro apê e, hoje, produzem conteúdo que inspira os leitores na transformação da sua casa em, realmente, lar. Aqui em Nossa, comandam a seção Tapa na Casa, com o desafio de, todo mês reformar um cantinho por menos de R$ 999.

Colaboração para Nossa

31/07/2020 04h00

Os revestimentos podem ser grandes aliados ou inimigos da rotina, por isso, é necessário pesquisar bem antes de comprar. Sabemos que acertar nessa escolha não é uma tarefa simples, mas nós vamos te ajudar!

Iremos te apresentar a funcionalidade dos revestimentos mais utilizados no mercado para você saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Conheça algumas opções e descubra qual deles é o ideal para seu ambiente.

Porcelanato

porcelanato - Divulgação/Cerâmica Elizabeth - Divulgação/Cerâmica Elizabeth
Imagem: Divulgação/Cerâmica Elizabeth

O porcelanato é um dos revestimentos mais bonitos e mais usados no Brasil. Ele é muito utilizado em banheiros e cozinhas por ser resistente a umidade e ao vapor. Além disso, pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos e é de fácil manutenção.

Antigamente não havia tantas opções no mercado, você podia escolher um acabamento mais fosco ou brilhante, apenas. Hoje, ele se tornou tão versátil e traz tecnologias tão inovadoras que há versões que reproduzem madeira, cimento queimado, mármore, aço etc. São infinitas opções para você ter a praticidade do porcelanato com beleza e modernidade.

A cor escolhida pode ajudar muito a camuflar ou a escancarar a sujeira, viu? No entanto, quanto mais texturizado ou com relevos mais trabalho você terá na limpeza.

Esse material também é mais frio em relação às outras opções disponíveis no mercado. Portanto, se você curte andar descalço pela casa ele não traz tanto conforto.

Cerâmica

cerâmica - Divulgação/Pointer - Divulgação/Pointer
Imagem: Divulgação/Pointer

O revestimento de cerâmica também é muito procurado nas lojas de construção e é bastante conhecido. Na verdade, muitas pessoas que vão escolher um revestimento ficam em dúvida entre a cerâmica e o porcelanato. A cerâmica tem um custo benefício mais baixo em relação ao porcelanato, mas também é de fácil aplicação e limpeza.

A cerâmica pode ser utilizada tanto em ambientes internos, quanto externos. O lado negativo é que ela mancha com muita facilidade, por ser feita com barro vermelho e via seca (sem água na fabricação), além de ser menos resistente e durável que o porcelanato. Por esse motivo, é importante ficar atento (a) na hora da escolha da cor e do modelo desse material.

Ladrilho

ladrilho - Divulgação/Tanto Revestimentos - Divulgação/Tanto Revestimentos
Imagem: Divulgação/Tanto Revestimentos

Depois de um tempo distante da casa dos brasileiros, o ladrilho voltou com tudo e é tendência em 2020! Utilizado na arquitetura desde o século XIX, ele esteve presente nas décadas de 1920 e voltou com força nos últimos anos.

O que chama mais atenção no ladrilho é sua beleza, cada peça é produzida artesanalmente e tem um ótimo custo benefício em relação às outras opções disponíveis nas lojas de materiais de construção.

O ladrilho traz a nostalgia dos anos dourados e autenticidade para a casa, os desenhos coloridos e monocromáticos misturam várias padronagens deixando seu ambiente moderno com um toque "vintage".

Esse revestimento é de fácil limpeza, viu? Ele pode ser aplicado em ambientes internos e externos sendo muito utilizado em cozinhas e banheiros. Mas é indispensável realizar uma manutenção neste material após um tempo de aplicação.

O ladrilho é um revestimento menos resistente que o porcelanato, similar a cerâmica, por esse motivo, é fundamental sempre fazer uma vistoria para mantê-lo em bom estado.

Se você tem TOC com padronagem, também esqueça esse tipo de revestimento. Por ser produzido quase que artesanalmente, as peças podem ter variação de cor. A gente ama esse efeito de tonalidades, mas outras pessoas não curtem muito.

Madeira

madeira - Divulgação/Solid Pisos - Divulgação/Solid Pisos
Imagem: Divulgação/Solid Pisos

A madeira é um dos revestimentos mais bonitos para você investir na sua casa, ele combina com tudo que você imaginar!

A madeira é tradicionalmente utilizada na arquitetura e no design de interiores há muitos anos pela facilidade de composição com os ambientes, ela é resistente, tem um ótimo isolamento térmico e acústico, traz proximidade com a natureza e maior resistência e durabilidade.

Esse revestimento esbanja conforto e cria uma atmosfera aconchegante para o seu ambiente. Mas, o custo benefício desse material é mais alto em relação aos outros e é necessária uma equipe especializada para aplicá-lo na sua casa. De tempo em tempo, ela também precisa de manutenção e isso, além de ter um custo, faz bastante bagunça para lixar e envernizar.

Vinílico

vinilico - Divulgação/Do Edu - Divulgação/Do Edu
Imagem: Divulgação/Do Edu

Funcionais, aconchegantes e práticos o revestimento de vinílico tem ganhado espaço na arquitetura e nas construções brasileiras, pois proporcionam uma reforma mais simples sem perder a beleza e o poder de transformação dos ambientes.

O vinílico traz benefícios importantes para o bem estar da casa. De fácil aplicação, este revestimento é resistente, de fácil limpeza e manutenção, tem diversos tipos de texturas para você investir, além de um custo benefício maravilhoso.

Mas, por ser de PVC, esse revestimento pode marcar com facilidade e não tem uma durabilidade longa em relação às outras opções existentes no mercado. Então, se você optar por esse material cuidado para ele não arranhar na hora de mudar os móveis de lugar.

Mesmo que alguns sejam resistentes a água e possam ser aplicados em cozinhas e/ou lavanderias, o ideal é não aplicar em ambientes externos! Se você não gosta do famoso quebra-quebra da reforma e deseja reformar sua casa às pressas sem perder a beleza e a personalidade do seu projeto, o vinílico é uma ótima opção para você!

Laminado

laminado - Divulgação/Tarkett - Divulgação/Tarkett
Imagem: Divulgação/Tarkett

Muito disputado e parecido com o revestimento de madeira, o laminado é uma opção com um custo benefício mais baixo relacionado ao original - madeira - podendo ser aplicado nas áreas internas da casa. Esse material traz um clima rústico e um clima natural aos ambientes.

Não é recomendado aplicá-lo em áreas externas da casa, pois ele não é resistente a umidade e totalmente incompatível com líquidos. Cuidado na hora de fazer faxina na casa, não deixe uma grande quantidade de água nesse piso, pois isso interfere na durabilidade desse revestimento.

Vale ressaltar que o laminado não tem uma longa durabilidade e costuma ser barulhento ao caminhar. Portanto, se você quiser optar por essa opção, já pense se você se incomodaria com o toc-toc dos próprios sapatos ao andar pela casa.

Adesivos

adesivo - Apto.21 - Apto.21
Imagem: Apto.21
Agora se a sua ideia é transformar seu ambiente sem mudanças drásticas, o adesivo é a opção mais bacana para você escolher.

Como se sabe não é todo mundo que pode reformar a casa, ou seja, às vezes a reforma sai do orçamento do morador e nem todo mundo pode fazer alterações em uma casa ou apartamento por serem alugados. O adesivo funciona muito bem nesse sentido, eles trazem vida aos ambientes sem modificar os espaços profundamente.

Eles tem uma ótima durabilidade e podem ser aplicados em diferentes ambientes da casa. Mas, o recomendável é não deixar esse material em contato direto com a luz solar, pois isso pode prejudicar sua durabilidade. Antes de escolher, pesquise o adesivo ideal para seu ambiente, meça a parede para não ter futuros problemas com desacertos na metragem. Por fim, aplique com calma para tudo sair como planejado.

Pastilhas de vidro

pastilhas - Decor Fácil/Reprodução - Decor Fácil/Reprodução
Imagem: Decor Fácil/Reprodução

As pastilhas de vidro, depois de um longo tempo distante da casa dos brasileiros, voltaram com tudo, numa versão um pouco maior. Bom, esse revestimento é muito utilizado em cozinhas e banheiros por ser impermeável.

As pastilhas são delicadas e dão um toque especial aos cômodos. São duráveis e podem ser utilizadas em ambientes internos e externos.

A aplicação não é tão simples assim, é necessário ter cuidado na hora de aplicar esse material. O indicado é chamar um serviço especializado para isso, pois o reboco precisa ser muito bem nivelado para não estragar sua decoração.

Cimentícios

cimenticio - Divulgação/Castelatto - Divulgação/Castelatto
Imagem: Divulgação/Castelatto

Com um visual muito bonito, os revestimentos e pisos de concreto arquitetônico têm ganhado cada vez mais os projetos brasileiros. Além do visual exclusivo, eles são bem resistentes e tem fácil manutenção.

Pode ser usado tanto no interior como exterior, inclusive, tem uma ótima tecnologia para absorção da água para lugares que costumam sofrer com pequenos "alagamentos".

A novidade agora é trazê-los para as paredes interiores para conferir uma atmosfera mais industrial para os ambientes. Para não deixar o ambiente "frio" de mais, você pode optar por móveis e tapetes de tecido natural.

Trouxemos algumas informações sobre revestimentos no post de hoje. Mas, se você ainda tiver alguma dúvida, conte sempre com a ajuda de um profissional.