Clientes rudes pagam cinco vezes mais por café em restaurante francês
Do UOL, em São Paulo
11/12/2013 16h39
O gerente de um café na cidade francesa de Nice (931 quilômetros de Paris) deu uma lição aos mal-educados ao cobrar cinco vezes mais quando a pessoa não se lembra de ser gentil com os funcionários.
No La Petite Syrah, "um café" sai por indigestos sete euros (cerca de R$ 22). No entanto, se o cliente pedir "um café, por favor", o preço cai para €4,25 (cerca de R$ 13). Já quem chegar ao balcão e disser "bom dia, um café por favor" recebe a bebida por apenas €1,40 (cerca de R$ 4,50).
Relacionadas
- 17452
- http://comidasebebidas.uol.com.br/enquetes/2013/12/11/voce-e-a-favor-de-cobrar-a-mais-de-clientes-mal-educados.js
De acordo com Fabrice Pepino, gerente do La Petite Syrah, a nova tabela de preços começou como uma brincadeira. "Na hora do almoço, os clientes entravam aqui muito estressados e às vezes nos tratavam mal quando pediam um café", disse Fabrice ao site francês Local. "Eu sei que o serviço na França pode ser rude, mas também é verdade que os clientes podem ser mal-educados quando eles estão com pressa".
Até agora, Fabrice -que diz ter copiado a ideia da internet há alguns meses- não precisou impor a "multa", mas notou uma mudança sutil de comportamento dos frequentadores.
"A maioria dos meus clientes vem aqui sempre e eles começaram a exagerar na polidez. Tem gente me chamando de 'sua alteza' quando vê a placa", diz. "Mas as pessoas estão mais relaxadas e sorrindo mais, é isso o que importa".