Topo

Caiu o décimo-terceiro? Veja o que você pode comprar para adiantar a ceia

Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 19h53

O fim do ano vem chegando e, com ele, a inevitável lista de coisas para comprar para as ceias de Natal e Ano-Novo. Mas é possível adiantar algumas partes do menu, aproveitando o fôlego extra da primeira parcela do 13º salário --e antes que os preços comecem a aumentar com a proximidade das festas.

Se você vai receber a família e os amigos em casa, também é hora de começar a checar o estado do equipamento da cozinha para sediar a ceia sem correria --e sem passar pelo susto, por exemplo, de precisar pedir o quebra-nozes ou o saca-rolha emprestadoa do vizinho em pleno 24 de dezembro.

Abra espaço no congelador e na despensa e confira a seguir alguns itens que já podem ser removidos da lista de obrigações de dezembro com tranquilidade.

  • Imagem: Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Carnes

    Peru, tender ou chester são as estrelas da ceia para a maioria das pessoas. E os supermercados sabem disso. Por isso, quanto mais cedo for possível comprá-los, menos dolorido vai ser para o seu bolso. Se bem acondicionados no freezer, eles duram até um ano.

  • Imagem: Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Espumantes e outras bebidas

    A tendência é que o preço dos espumantes aumente à medida que o Ano-Novo se aproxima --afinal, quase todo mundo gosta de brindar a passagem do ano com uma taça de champanhe ou espumante nas mãos. Se você faz questão da bebida à mesa na ceia, já faça um pequeno estoque. O mesmo vale para refrigerantes, outros vinhos e água mineral.

  • Imagem: Reprodução/Facebook
    Imagem: Reprodução/Facebook

    Nozes e castanhas

    Itens sazonais sempre costumam encarecer a conta do mercado. É o caso, por exemplo, das nozes e das castanhas portuguesas. Caso compre as nozes já sem casca, guarde-as em um pote hermeticamente fechado em local escuro e fresco --elas duram até quatro meses. Já castanhas devem ir para a geladeira: em temperatura ambiente, elas duram cerca de duas semanas. Ao guardar, tome cuidado para que elas não fiquem apertadas ou amassadas dentro do pote, do contrário elas ficam rançosas mais depressa.

  • Imagem: Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Lentilhas

    Lentilhas não são um produto sazonal, mas têm um pico de consumo no fim de ano, tudo por conta da simpatia que garante boa sorte e dinheiro no bolso. Para quem não deseja abrir mão da tradição, inclua o produto na lista de compras logo na primeira semana de dezembro. Acondicionadas em potes herméticos em local escuro e fresco, elas duram até um ano.

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Pratos, copos e outros equipamentos

    Vem gente na sua casa este ano? Aproveite para conferir se há pratos, copos e talheres para todo mundo. O preço destes itens costuma flutuar bastante. Se vai de louça descartável, já adiante a compra. E, para evitar dor de cabeça, também pode ser boa ideia estocar os itens pequenos, mas que sempre fazem falta na hora da festa: saca-rolhas, colheres de servir sorvete, abridores de garrafa, baldes e pegadores de gelo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caiu o décimo-terceiro? Veja o que você pode comprar para adiantar a ceia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade