Topo

Por que Hakimi escolheu defender Marrocos mesmo tendo nascido na Espanha?

Achraf Hakimi em ação pelo Marrocos em partida contra a Bélgica na Copa do Mundo Imagem: Manuel Reino Berengui/DeFodi Images via Getty Images

05/12/2022 08h40

Achraf Hakimi nasceu em Madri, mas não defende a seleção da Espanha. Filho de marroquinos, o lateral-direito é hoje uma das principais estrelas de Marrocos, que vem surpreendendo nesta edição da Copa do Mundo. Amanhã (6), o jogador, juntamente com os seus companheiros, terá um desafio um tanto quanto curioso: eliminar o seu país natal.

O confronto entre Marrocos e Espanha nas oitavas de final do Mundial do Qatar só foi definido após algumas surpresas. No grupo E da competição, os espanhóis perderam para o Japão na última rodada da primeira fase e ficaram apenas na segunda colocação. Já Marrocos surpreendeu ao vencer a Bélgica, empatar com a Croácia e ainda bater o Canadá para ficar na liderança de sua chave.

Hakimi poderia estar do outro lado do confronto, pois foi convocado ainda adolescente para as seleções de base da Espanha. Entretanto, não se sentiu bem e optou por atuar com a camisa de Marrocos.

"Senti que não era o lugar certo para mim, não me sentia em casa. Não era nada em particular, mas não era como eu vivia em casa, que é a cultura árabe, sendo marroquino", disse ele ao jornal espanhol Marca na preparação para o confronto de terça-feira.

O pai de Hakimi era um vendedor nas ruas de Madri e sua mãe fazia faxinas. O filho deles foi contratado pelo Real Madrid aos sete anos de idade, entrou no time principal, foi emprestado ao Borussia Dortmund, conquistou o título da Série A com a Inter de Milão e agora joga ao lado de Messi, Neymar e Mbappé no PSG.

Essa não será a primeira vez que Hakimi jogará contra a Espanha em uma Copa do Mundo. Ele estava no time que quase bateu os espanhóis na edição de 2018 do Mundial, cedendo o empate um empate em 2 x 2 nos acréscimos.

"Quatro anos de experiência desde então significaram que eu vim com uma mentalidade mais madura. A Espanha é uma das cinco melhores equipes e sempre vem à Copa do Mundo para vencer. Mas nosso treinador também nos ensinou a ter uma mentalidade vencedora; não importa quem estamos enfrentando. Vamos tentar jogar à nossa maneira e tentar vencê-los", disse ele.

O confronto entre Marrocos e Espanha acontece amanhã (6), às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação. O vencedor da partida enfrentará quem passar no duelo entre Portugal x Suíça.

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Ver resultado

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Hakimi escolheu defender Marrocos mesmo tendo nascido na Espanha? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo 2022