Topo

Pilotos da F1 se dizem unidos contra racismo; Grosjean planeja se ajoelhar

Lewis Hamilton usará capacete especial em corrida Imagem: Divulgação/Mercedes

Por Alan Baldwin

04/07/2020 13h06

Os pilotos da Fórmula 1 estão unidos na luta contra o racismo, mas cada um fará seu próprio posicionamento antes do Grande Prêmio da Áustria, o primeiro desta temporada, afirmou em comunicado a entidade que os representa.

A Associação de Pilotos (GPDA, siga em inglês) disse que seus membros realizaram várias reuniões virtuais para discutirem qual seria a melhor forma de coletivamente expressar apoio no Red Bull Ring.

"Todos os 20 pilotos estão unidos, junto com seus times, contra o racismo e o preconceito, acatando os princípios de diversidade, igualdade e inclusão e apoiando o compromisso da Fórmula 1 com eles", acrescentou.

"Juntos, os pilotos expressarão seu apoio a essa causa ao público no domingo, antes da corrida, reconhecendo e respeitando que cada indivíduo tem a liberdade de expressar seu apoio pelo fim do racismo da sua própria maneira e estará livre para escolher como fazê-lo."

O francês Romain Grosjean, piloto da equipe norte-americana Haas, disse ontem que planejava ajoelhar-se antes da largada.

"Eu não era um grande fã do ato de se ajoelhar no começo, mas li mais sobre isso e agora eu acho que é um ato desportista mostrar que você é contra o racismo e não é ligado a nenhum movimento político", disse.

"Então, pessoalmente, vou me ajoelhar."

O hexacampeão mundial Lewis Hamilton tem "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam, em tradução livre) em seu capacete, assim como o tetracampeão da Ferrari, Sebastian Vettel. O britânico não confirmou se irá se ajoelhar.

Hamilton, único piloto negro da categoria, tem advogado a favor de oportunidades iguais e mais diversidade na Fórmula 1 e está pilotando uma Mercedes preta com "Fim ao Racismo" escrito em sua grade de proteção.

Bottas largará na pole da corrida marcada para as 10h10 (de Brasília) de amanhã.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pilotos da F1 se dizem unidos contra racismo; Grosjean planeja se ajoelhar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1