Topo

COI exige que Lance Armstrong devolva medalha de bronze de Sydney-2000

Armstrong terá que devolver ao COI o bronze conquistado na Olimpíada de 2000 Imagem: AP Photo/Ricardo Mazalan

Em Lausanne (SUI)

17/01/2013 11h20

O COI (Comitê Olímpico Internacional) solicitou que o ex-ciclista Lance Armstrong devolva sua medalha de bronze conquistada na prova contrarrelógio dos Jogos de Sydney-2000, informou à AFP o porta-voz do organismo. A entidade enviou uma carta ao norte-americano na noite de quarta-feira fazendo a exigência.

Embora a Agência Norte-Americana Antidopagem tenha banido Armstrong em agosto de 2012 para sempre do esporte e tenha invalidado todos os resultados obtidos por ele desde 1999, o COI teve que esperar que a UCI (União Ciclística Internacional) notificasse oficialmente as sanções impostas ao multicampeão, publicadas em 6 de dezembro. O ex-astro do ciclismo ainda teve três semanas para apresentar um recurso frente ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), mas como abdicou da defesa judicial na última instância, a insígnia olímpica pôde, enfim, ser retirada.

Segundo longo relatório apresentado pela Agência Norte-Americana em agosto do ano passado, Armstrong fez uso de substâncias dopantes ao longo de sua vitoriosa carreira e integrou e liderou um elaborado esquema de doping que envolveu atletas, treinadores, médicos e outros profissionais ligados ao esporte.

O ex-ciclista, que durante mais de uma década negou veementemente todas as acusações que pesaram sobre ele, confessou sua culpa em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey que irá ao ar na noite desta quinta-feira nos Estados Unidos.

Armstrong não se manifestou oficialmente sobre a decisão do COI, e o Comitê ainda não anunciou se a medalha cassada do americano será repassada ao espanhol Abraham Olano, quarto colocado na prova de contrarrelógio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COI exige que Lance Armstrong devolva medalha de bronze de Sydney-2000 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte