Nadal planeja retorno, mas não dá prazo: 'Não sabia se voltaria a jogar'

Rafael Nadal está longe das quadras há quase 10 meses devido a lesão no quadril. Mas o espanhol de 37 anos indicou que sua trajetória no tênis ainda não acabou.

O que aconteceu

Nadal afirmou que voltou a treinar e acredita ser capaz de jogar tênis novamente. O atleta falou com a imprensa espanhola hoje (15), em evento em Barcelona.

O tenista não estipulou prazo para a volta às quadras. Nadal disse estar "feliz" com sua evolução física, mas que precisa de mais tempo para traçar uma meta de retorno.

O espanhol afirmou que será "muito difícil retomar um nível muito alto". Com 37 anos de idade, Nadal já indicou anteriormente que cogita aposentar-se do esporte em 2024.

O que Nadal falou hoje

"Quando definir (data de retorno) serei o primeiro a dizer. Agora estou bem, treinando, feliz por treinar. Estou numa época boa da minha vida. Até agora não sabia se voltaria a jogar tênis um dia, e agora sinceramente acho que sim. Não sei se será em um lugar ou outro. Mas estou feliz com a evolução das coisas, e cada vez posso treinar um pouco mais."

"A dor nunca vai desaparecer. Mas dei um passo adiante em relação a meses atrás, e isso é muito. Sempre mantive a vontade de jogar, nunca perdi. As coisas parecem estar num bom caminho. Espero nos próximos diaz poder dizer algo mais concreto."

"Veremos quanto jogo e em qual nível. Vivo uma realidade distinta, estou há um ano sem jogar. Para mim o êxito pessoal é mais importante que o geral. Imagino que vai ser muito difícil recuperar um nível muito alto. Não vou ganhar mais Grand Slams que Djokovic, mas quero voltar a desfrutar."

A lesão de Nadal

O 'Touro Miúra' passou por artroscopia em junho deste ano. O procedimento cirúrgico avaliou a lesão no lado esquerdo do iliopsoas, músculo na região lombar e do quadril.

Continua após a publicidade

O problema muscular tirou-o da última edição de Roland Garros. Nadal tentou evitar cirurgia inicialmente para disputar o Grand Slam no saibro onde conquistou 14 títulos, mas não conseguiu superar as dores.

O espanhol está sem entrar em quadra desde janeiro, no Australian Open. Nadal sentiu a lesão no quadril durante partida pela 2ª fase, contra Mackenzie McDonald, e acabou eliminado do Grand Slam.

A longa ausência e as sucessivas lesões desde 2022 fizeram Nadal cair para o 664º lugar no ranking da ATP. Afetado por problemas físicos desde Wimbledon 2022, o 'Touro Miúra' viu Novak Djokovic conquistar quatro títulos de Grand Slam no período e ultrapassar seu recorde de títulos entre homens. Agora, o sérvio tem 24, e o espanhol 22.

Deixe seu comentário

Só para assinantes