Topo

Ex-tenista Flávio Saretta relata drama após desmaio e cirurgia na cabeça

Flávio Saretta, ex-tenista, contou o drama pessoal que viveu após desmaiar e precisar de uma cirurgia na cabeça - Reprodução/Instagram
Flávio Saretta, ex-tenista, contou o drama pessoal que viveu após desmaiar e precisar de uma cirurgia na cabeça Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/02/2023 18h48

O ex-tenista Flávio Saretta se emocionou ao relatar o drama que viveu nos últimos dias ao fazer uma cirurgia na cabeça. Ele revelou que ficou oito dias internado após desmaiar na academia e que precisou fazer uma operação para evitar que sofresse um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Saretta publicou um longo desabafo no Instagram para informar sobre o ocorrido. Ele contou que foi preciso realizar duas tomografias no hospital para que identificassem a ligação direta de uma artéria com uma veia em seu cérebro.

O ex-tenista de 42 anos finalizou o testemunho celebrando que a operação foi um sucesso, mas ponderou que o problema poderia ter sido fatal se não fosse diagnosticado a tempo. Ele terá que realizar novos exames em alguns meses para monitorar a situação.

A cronologia do susto

  • Saretta estava correndo na academia no dia 31 de janeiro, quando desmaiou.
  • Após o apagão, ele acordou sendo carregado por instrutores do local e foi levado ao hospital.
  • O ex-tenista realizou uma bateria de exames e precisou repetir uma tomografia, adicionando contraste.
  • O exame descobriu que Saretta tinha uma ligação direta de uma artéria com uma veia no cérebro, o que poderia causar um AVC.
  • Ele precisou passar por uma cirurgia na cabeça para correção. Não se sabe como o problema surgiu, já que não é de nascença.
  • O procedimento foi um sucesso e ele recebeu alta após ficar internado oito dias.

Leia o relato na íntegra

"Dia 31 de janeiro fui fazer um treino, como sempre faço, na academia e tive um apagão, desmaiei na esteira, no meio da corrida. Fiquei uns cinco segundos desacordado, acordei com dois treinadores me carregando. Acabei vindo para o hospital e desde então estou aqui. Recebi alta agora.

Cheguei no hospital, fui direto para a emergência. Fiz uma bateria grande de exames. Fiz uma tomografia e depois de um tempo pediram para repetir porque acharam algo diferente na minha cabeça, no meu cérebro. Faço uma outra tomografia com contraste e encontram uma ligação de uma artéria direto com uma veia, o que é, de certa forma, raro. Se não tivesse descoberto isso, era certeza que eu teria um AVC ou alguma coisa que pudesse ser fatal e levar à morte sem eu saber, porque, até então, eu achava que estava muito saudável.

Enfim, fiz cirurgia, faz uns dois dias, foi um sucesso. Eles fecharam essa ligação que tinha entre a artéria e a veia, o que poderia ter tido um sangramento quando eu desmaiei. Ainda não se sabe quando surgiu esse problema da minha cabeça, já que não é de nascença. Ainda estou um pouco baleado, me recuperando. Ralei muito feio o joelho quando eu desmaiei na esteira, bati a cabeça.

"Foram oito dias de muita dureza no hospital, muito medo também, mas que deu tudo certo. Estou recuperando, pelo menos esse problema da cabeça já está solucionado. Tenho que fazer outros exames daqui a alguns meses para ter a certeza. Se eu não tivesse desmaiado, eu não saberia que eu teria isso na cabeça e poderia ser fatal, mais cedo ou mais tarde. Essa cirurgia também não era tão simples, eu poderia ter perdido a visão do olho direito, mas que deu tudo certo. Estou renovado para encarar os novos desafios"