Topo

Como é a megarrampa que Gui Khury inaugura hoje na casa da avó

Mega Park, a megarrampa do skatista Gui Khury - Arquivo pessoal/Gui Khury
Mega Park, a megarrampa do skatista Gui Khury Imagem: Arquivo pessoal/Gui Khury

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

21/08/2022 04h00

Se você sente aquele enorme prazer em ir até a casa da sua avó, o fenômeno do skate Gui Khury, de 13 anos, deu um jeito de elevar essa vontade ao último nível. Além das pistas de vertical e bowl que já haviam sido construídas no terreno familiar que abriga o seu centro de treinamento, localizado em Curitiba, agora ele tem à disposição um brinquedo ainda mais divertido e radical no 'quintal da velha': uma megarrampa, a primeira e única do Brasil.

Com uma distância total de 68 metros de uma ponta a outra, a Mega Park foi inaugurada em abril, mas só neste domingo (21) que virá oficialmente a público. Hoje, a partir das 10h (de Brasília), rolará o primeiro campeonato na megarrampa do Gui, com uma disputa que acontecerá no tradicional modelo das competições realizadas nesse tipo de pista. Os portões abrem para o público às 9h.

E quando se fala em megarrampa, a primeira que vem na cabeça é a de Bob Burnquist, localizada nos Estados Unidos e palco de vários campeonatos épicos. Agora, é a vez de o Brasil contar com um palco desta magnitude.

"Sempre gostei muito de acompanhar as competições no formato de megas. Desde muito novo assistia na TV e adorava ver a galera dropando. Dropei também muito novo uma rampa assim, pela primeira vez, quando tinha nove anos", conta Gui Khury em entrevista ao UOL Esporte. "Posso dizer que o Bob foi uma grande inspiração, sim, além da coragem que tive desde cedo de descer pistas nesse formato", complementa.

Mas será que deu trabalho para convencer a família a montar esse 'parquinho dos sonhos' na casa da avó?

"A negociação, na verdade, foi com meu pai... [risos] Brincadeira! Nem tivemos que convencer ninguém porque isso sempre foi uma vontade de todos da família e realizamos juntos. Minha família sempre me apoiou muito, então quando surgiu a ideia todo mundo ficou animado. Sem contar que é maneiro demais falar que tem uma pista em casa [risos]", diverte-se Gui.

Mega Park, a megarrampa do skatista Gui Khury em Curitiba - Arquivo pessoal/Gui Khury - Arquivo pessoal/Gui Khury
Imagem: Arquivo pessoal/Gui Khury

A espera foi longa, mas valeu a pena. "Foram mais de três anos de projeto e, com certeza, fiquei muito ansioso para a Mega Park ficar pronta logo. O que ajudou a controlar a ansiedade da Mega é que a Greenbox, que é meu centro de treinamento, é bem completa, tem uma pista de vert e um park, então ajudou bastante. Agora é comemorar meu primeiro campeonato com meus amigos", comemora o anfitrião do campeonato e detentor de três recordes no Guinness World.

Entre os amigos citados por Gui, estarão grandes nomes do skate nacional como o medalhista olímpico Pedro Barros e o veterano Rony Gomes, além de Dora Varela e Raicca Ventura, grandes nomes da cena feminina.

Próximo sonho: França 2024

O skatista prodígio Gui Khury uma das revelações do skate brasileiro - Julio Detefon/ CBSK - Julio Detefon/ CBSK
Imagem: Julio Detefon/ CBSK

Não é difícil adivinhar qual o próximo grande sonho de Gui Khury. Se você pensou nas Olimpíadas de 2024, que será disputada na França, acertou. Dono de duas medalhas de prata na última edição do X-Games, disputada em julho, na Califórnia (EUA), o menino de 13 anos é um dos favoritos a representar o Brasil nos Jogos.

"Ah, acho que o sonho de todo atleta é ter a oportunidade de ir para as Olimpíadas. Mas mesmo que seja um sonho, tem muita coisa pra acontecer até lá e espero continuar me divertindo no skate", completa Gui.