Topo

É real? A história por trás dos planos de fundo dos comentaristas da TV

Renata Cidrão é a criadora da Backmood Imagem: Arquivo Pessoal

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

08/01/2022 11h00

Reuniões, happy hours, entrevistas e até programas de televisão apresentados dentro de casa. Esse novo cenário chegou com a pandemia de covid-19, a doença que obrigou o mundo inteiro a evitar o contato social físico e a falar através de telas.

Para não fazer feio, as pessoas começaram a criar cenários em cômodos das próprias casas. É aí que entra Renata Cidrão, criadora da Backmood e esposa do comentarista Bruno Formiga da TNT Sports. A designer é a responsável pelos planos de fundo de grandes nomes do jornalismo esportivo como Marcela Rafael, da ESPN, Victor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, e Flávio Prado, da TV Gazeta e rádio Jovem Pan.

Relacionadas

São prateleiras com vasos de plantas, troféus, bonequinhos, quadros de momentos marcantes do mundo do esporte, letreiros de led… E tudo impresso em um tecido. Sim. Nada é real. Renata usou seus conhecimentos em design e arquitetura para criar um cenário em 3D para uma amiga e, com a chegada da pandemia, teve um boom de pedidos.

Victor Birner durante programa da ESPN com cenário da Backmood Imagem: Reprodução/Instagram

"A minha primeira cliente de Backmood foi a Mariana Fontes há quatro anos, quando ela estava no Esporte Interativo — hoje ela é apresentadora do SporTV. Como eu fazia os projetos de interiores, ela entrou em contato comigo e disse que iria criar um canal no YouTube sobre esportes, só que estava gravando no playground do prédio e não estava gostando", contou Renata ao UOL Esporte.

"Ela queria uma parada que tivesse a cara dela, quadro de esportes e tal. Ai eu falei: 'Claro, beleza! Bora fazer nessa parede da sala'. Aí que é o pulo do gato, porque ela disse que precisava de algo que conseguisse transportar… Não dá pra levar algo físico pra lá e pra cá, né? No universo da arquitetura e design, a gente tem uns programas de ponta que conseguem fazer um cenário o mais próximo da realidade possível. Comecei a fazer vários testes... Deu certo", continuou a designer.

Renata, então, passou a receber pedidos esporádicos. Até que a pandemia chegou em março de 2020 e a ESPN entrou em contato com ela para encomendar seis planos de fundo para os apresentadores. A emissora ficou meses realizando os programas e transmissões remotamente.

"Era uma galera grande que precisava gravar em um cenário que passasse profissionalismo, autoridade... Na pandemia, o pessoal passou a apresentar os programas de casa, então nasceu essa necessidade maior. Aí que larguei de vez o design de interiores e criei a Backmood, com site e tudo", explica Renata.

"Hoje temos clientes de todos os tipos: médicos, professores, nutricionistas. Já mandamos cenários até para Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Qatar... Atendemos clientes grandes e pequenos. E não dá para negar que o nosso carro chefe é o mundo esportivo", comentou.

Renata Cidrão cria planos de fundo para comentaristas e apresentadores

O processo de criação do plano de fundo personalizado leva no máximo sete dias. Um questionário é enviado ao cliente e a equipe da Backmood produz um cenário que transmitirá a essência da pessoa. Assim que o cliente aprovar, a entrega é feita, também, no prazo máximo de sete dias.

O marido de Renata, Bruno Formiga, teve seu plano de fundo criado por um dos "frutos" da Backmood. A designer também teve a ideia de ensinar seu truque de mágica aos colegas da área e estendeu a empresa.

"Eu desenvolvi uma aula online para ensinar a galera da área de arquitetura e design de interiores para fazer Backmoods... Assim ajuda a galera a se manter na crise. Fizemos parceria e meu marido teve o primeiro cenário feito por uma aluna minha", disse.

O valor do Backmood varia entre R$ 599 e R$ 1999.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É real? A história por trás dos planos de fundo dos comentaristas da TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV