Topo

Após pressão de torcida, Globo muda narração de VT de Sport x Corinthians

Nome de Cléber Machado gerou revolta em torcedores do Sport. Globo optou por troca Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

14/05/2020 15h50

A Globo Recife decidiu trocar a narração da reprise da final da Copa do Brasil 2008, entre Sport e Corinthians, que será exibida no próximo domingo (17). Depois de uma campanha da torcida do Leão da Ilha nas redes sociais, a emissora optou por exibir o jogo - no Nordeste - com a narração de Rembrandt Júnior, que transmitiu aquele jogo para o SporTV.

Inicialmente, o jogo seria transmitido com narração de Cléber Machado e chamadas com sua voz já rodavam a programação da Globo em Pernambuco. Mas uma campanha da torcida nas redes sociais pedia que a narração fosse trocada, uma vez que Machado é "acusado", até hoje, de narração parcial pró-Corinthians naquele jogo.

Relacionadas

A reportagem do UOL Esporte apurou que a direção notou o movimento e chegou a avaliação que exibir com a narração de Cléber Machado não pegaria bem junto à audiência, que poderia deixar de ver o jogo. Após um esforço interno, a Globo Recife conseguiu a liberação da reprise com a narração de Rembrandt Júnior.

Com a mudança de narração, a Globo Recife espera dar uma boa audiência com a reprise. A partida tem uma meta na casa dos 18 pontos de Ibope, mesma audiência que boa parte dos VTs de futebol da seleção brasileira estavam marcando nas últimas semanas no Recife.

Decidida em dois jogos, a narração do jogo de volta da Copa do Brasil 2008 foi feita por Cléber Machado para todo o Brasil, inclusive Pernambuco. A narração até hoje gera controvérsia e está disponível no YouTube. Torcedores do Sport dizem que, no segundo gol e no momento em que o clube levanta o troféu, o narrador não descreveu a ação "com o tom correto".

Cleber Machado se defende

No gol do título, parte da torcida do Leão aponta que Cléber Machado de narrou o fato como se estivesse em campo um time estrangeiro, com desânimo para uma situação de título.

Em entrevista nesta terça-feira (12) para o programa Os Canalhas, do UOL Esporte, Cléber Machado citou o caso quando falava das reclamações de torcedores acusando narradores de serem clubistas, como acontece muito com outros nomes em outras ocasiões.

"Tem um jogo que até hoje os caras reclamam, que é a final da Copa do Brasil de 2008. O Corinthians estava ganhando e o Enílton, do Sport, fez o gol. No fim, o Carlinhos Bala disse que aquele gol era o gol do título. Mas em algum momento, eu devo ter dito algo do tom que esse gol poderia ser o da 'perda do título' para o Corinthians", disse Machado.

"Aí as pessoas começaram a achar que aquilo tinha uma torcida pró-Corinthians, quando estava apenas pensando nos dois lados", disse Cléber. "Os caras [torcida do Sport] já estavam tão inflamados, e me disseram que até estimulados, que falaram que o gol do título do Sport foi narrado sem vibração no ouvido deles. Essas reclamações acontecem direto", concluiu o narrador.

Sport x Corinthians vai ao ar a partir das 15h45 (horário de Brasília) na Globo Recife, no próximo domingo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após pressão de torcida, Globo muda narração de VT de Sport x Corinthians - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol