Topo

Reprise de final da Copa do Brasil revive polêmica entre Sport e C. Machado

Jogadores do Sport festejam vitória sobre o Corinthians, no estádio da Ilha do Retiro, em 2008 - Almeida Rocha/Folhapress
Jogadores do Sport festejam vitória sobre o Corinthians, no estádio da Ilha do Retiro, em 2008 Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/05/2020 04h00

Anunciada para ser reprisada no próximo domingo (17) para o estado de Pernambuco, a final da Copa do Brasil de 2008 entre Sport e Corinthians reviveu uma polêmica da época: a acusação por parte da torcida do Leão da Ilha de que o narrador Cléber Machado foi pró-paulistas na sua narração do jogo, que terminou com placar de 2 a 0 para os pernambucanos no Recife (PE).

A irritação é tão grande, que assim que a Globo confirmou a partida, torcedores nas redes socais e no WhatsApp, fizeram uma campanha para que a Globo mantenha a reprise, mas troque a exibição feita pela emissora carioca para todo o Brasil pela narração comandada por Rembrandt Júnior no SporTV. O UOL Esporte recebeu essas mensagens, compartilhadas em grupos de rubro-negros.

Naquele ano, o Corinthians estava na Série B e fez uma boa companhia na Copa do Brasil mesmo com um time limitado tecnicamente, enquanto o Sport foi eliminando adversários fortes e surpreendendo. No primeiro jogo da final, o Corinthians vencia por 3 a 0, e nos acréscimos do segundo tempo, Enílton fez o gol do Sport, com o jogo terminando por 3 a 1.

Ao fim da partida, Carlinhos Bala disse que o gol do colega atacante daria o título ao Sport. Na partida de volta, Cléber Machado transmitiu o jogo para todo o Brasil, inclusive Pernambuco em TV aberta. A narração até hoje gera controvérsia e está disponível no YouTube.

Torcedores do Sport dizem que, no segundo gol e no momento em que o clube levanta o troféu, o narrador não descreveu a ação "com o tom correto". No gol do título, acusam Cléber Machado de narrar parecendo que o Sport era um time estrangeiro, com desânimo para a situação.

Em entrevista nesta terça-feira (12) para o programa Os Canalhas, do UOL Esporte, Cléber Machado citou o caso quando falava das reclamações de torcedores acusando narradores de serem clubistas, como acontece muito com outros nomes em outras ocasiões.

"Tem um jogo que até hoje os caras reclamam, que é a final da Copa do Brasil de 2008. O Corinthians estava ganhando e o Enílton, do Sport, fez o gol. No fim, o Carlinhos Bala disse que aquele gol era o gol do título. Mas em algum momento, eu devo ter dito algo do tom que esse gol poderia ser o da 'perda do título' para o Corinthians. Aí as pessoas começaram a achar que aquilo tinha uma torcida pró-Corinthians, quando estava apenas pensando nos dois lados", disse Cléber.

"Os caras [torcida do Sport] já estavam tão inflamados, e me disseram que até estimulados, que falaram que o gol do título do Sport foi narrado sem vibração no ouvido deles. Essas reclamações acontecem direto", concluiu o narrador.

Sport x Corinthians vai ao ar a partir das 15h45 na Globo Recife, no próximo domingo (17).