Por décadas, até 2003, o Campeonato Brasileiro sempre terminou com um duelo de mata-mata ou uma partida decisiva de quadrangular final. Há 17 anos, porém, o torneio passou por sua maior mudança, com o início da "Era dos Pontos Corridos".
Desde então, sete times diferentes, de três estados, conquistaram o título. A lista traz Corinthians, com quatro conquistas, Cruzeiro e São Paulo, ambos com três taças, além de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, com dois troféus cada, e do Santos, campeão uma única vez no período.
Mas, e se essas 17 edições do torneio em pontos corridos fossem um grande campeonato por pontos corridos, quem seria o campeão? Quem teria a melhor média de pontos ao longo dos anos? Foi para responder essa (e outras perguntas) que o UOL Esporte fez um levantamento minucioso de todos os campeonatos disputados a partir de 2003.
A pesquisa mostra que o São Paulo lidera com folga, mesmo sem conquistar um título do Brasileirão desde 2008. Santos, Cruzeiro, Flamengo e Corinthians completam as cinco primeiras posições. O levantamento ainda mostra quem já ocupou a liderança e qual é a maior ascensão dos últimos anos, além da melhor média de pontuação.