Você já parou para pensar na dimensão de um sistema de transporte público da cidade de São Paulo? Todos os dias, quatro milhões de passageiros viajam pelas linhas administradas pelo Metrô. O engenheiro eletrônico Cláudio Mamede Kestener (59) é um deles, mas algo o diferencia dessa multidão — ele está por trás do funcionamento dos trens que circulam em quase 70 quilômetros de trilhos.
O Metrô funciona como um carrossel: se apenas uma composição sofre problemas, todo o sistema é afetado. Cláudio trabalha na operação dos trens subterrâneos há 33 anos e faz uma analogia com a natação para explicar como faz para manter a ordem e corrigir o mais rápido possível as adversidades que aparecem de surpresa.
Assim como no esporte, é preciso muita dedicação e treinamento para a melhoria contínua do desempenho das linhas. Nós fazemos simulações constantes para agirmos o mais rápido possível e colocarmos os trens para seguir viagem."
A analogia com a natação não aparece aqui por acaso. Cláudio sabe muito bem o que é treinar como um atleta de alto rendimento. Em 1980, ele representou o Brasil no revezamento 4x100m medley e nos 100m borboleta das Olimpíadas de Moscou. Sincronia e performance são elementos onipresentes em sua vida.