Topo

MMA


Duelo com ex-BBB, nocaute e redenção: Wanderlei Silva elege suas lutas definitivas

Wanderlei Silva fez fama no Pride e também teve combates memoráveis no UFC - Arte/UOL, com Divulgação
Wanderlei Silva fez fama no Pride e também teve combates memoráveis no UFC Imagem: Arte/UOL, com Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 06h00

Wanderlei Silva é uma lenda do UFC, mas 2012 marcou o redescobrimento do lutador, que foi ídolo do Pride e um dos principais nomes do vale-tudo brasileiro na história. A participação como técnico do TUF Brasil, reality show do UFC, abriu as portas para um novo público, oriundo das transmissões do programa na TV aberta.

Com a chegada do UFC 147, em que enfrenta Rich Franklin neste sábado em Belo Horizonte, o UOL Esporte convidou o curitibano a eleger os cinco momentos definitivos de sua carreira. Vitórias e derrotas que foram fundamentais para construir sua reputação como um dos lutadores que mais dão show nos ringues.

Entre as escolhas de Wanderlei, um destaque é seu primeiro combate. Com 20 anos e 85 kg, ele encarou os 105 kg de Dilson Filho e, apesar de sofrer muito, saiu da estreia vitorioso. Curiosamente, Dilson participou do Big Brother tempos depois, na terceira temporada do reality.

O primeiro triunfo contra Sakuraba, quando ainda dividia os treinos com o trabalho no bar de seu pai, em Curitiba, também o marcou tanto quanto vitórias como a contra o arquirrival Quinton Rampage, também pelo Pride. Confira a seleção feita por Wanderlei e assista aos momentos que marcaram o veterano: