Topo

Ex-preparador do Corinthians detalha a recuperação de Ronaldo no clube

Ronaldo em ação com a camisa do Corinthians Imagem: Dante Fernandez/LatinContent/Getty Images

20/01/2021 08h30

O preparador físico Walmir Cruz, que está na comissão técnica de Fábio Carille no Al Ittihad, da Arábia Saudita, conversou exclusivamente com o Lance! e falou sobre sua carreira no futebol.

O experiente profissional já passou por Atlético-MG, Bragantino, Bahia, Palmeiras e mais de uma vez no Corinthians. Ainda, já esteve no Japão e Turquia. Perguntado sobre seu maior desafio, ele preferiu dizer que em todos os lugares que passou, foi desafiado de maneiras diferentes.

"Desafio nós passamos todo dia, independente do tamanho do clube. É um desafio chegar no treino e colocar uma ideia e ver se o elenco vai conseguir colocar em prática, assim como aumentar a carga no treino e ver se o jogador vai aguentar", falou.

Como já passou e viveu por diversas situações no futebol, ele acredita que o jogador brasileiro está evoluindo no que diz respeito ao empenho tanto nos treinos, como nos jogos.

"Na questão da disciplina, o japonês dá de mil a zero em todos, pois ele se empenha tanto no treino como no jogo. O brasileiro, hoje, já amadureceu bastante. Ele sabe que depende do corpo para trabalhar e por isso se esforça bastante", afirmou Walmir.

Além da experiência, Walmir já sentiu o gosto da vitória em diversas ocasiões. Foi campeão paulista em 1990 com o Bragantino, na "Final Caipira", onde Luxemburgo surgiu no cenário nacional. Além disso, esteve no Palmeiras da era Parmalat, e integrou a comissão do Corinthians em 2009 e em 2017. Sobre o sucesso, ele pensa que a preparação é fundamental.

"Cada etapa que você passa é especial. Por isso é preciso estar preparado para saber o que fazer. As coisas não acontecem por acaso, nem com facilidade", disse.

Walmir era preparador em 2009, quando Ronaldo chegou ao Corinthians e o clube conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil. Ele revelou os motivos que fizeram o craque calar os críticos sobre sua forma física.

"Pelo fato do Ronaldo ter passado por diversas lesões, algumas seríssimas, todo mundo falava que ele não tinha condição de atingir o nível que ele teve na Europa. E nós conversamos com ele, sobre o que seria bom ou não, e ganhamos a confiança dele. Ídolos como ele, parece que não, mas é muito fácil trabalhar, pois eles têm um entendimento muito bom. No Corinthians, nós tiramos um bom aproveitamento dele, e foi muito gratificante", confessou.

Atualmente, Walmir está fazendo a Licença Pro da CBF Academy, além de ser instrutor da Licença A por mais de três anos. Apesar de algumas barreiras, ele enxerga com bons olhos o mercado internacional para profissionais brasileiros.

"O mercado é bem difícil e restrito. Existe a questão do idioma, além de conhecer as culturas dos países em que você vai trabalhar. O nível do treinador brasileiro tem aumentado muito, não só treinamento, como gerenciar os problemas fora do campo. Eu vejo alguns treinadores indo bem na Europa no futuro", concluiu Walmir.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-preparador do Corinthians detalha a recuperação de Ronaldo no clube - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians