Topo

Holanda aplica maior goleada da Copa e avança como líder; EUA passam em 2º

Jogadoras da Holanda comemoram gol sobre Vietnã na Copa feminina Imagem: Harriet Lander - FIFA/FIFA via Getty Images

Nicholas Ornelas Barbosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/08/2023 05h58

Classificação e Jogos

A Holanda não tomou conhecimento do Vietnã e venceu a partida com uma sonora goleada de 7 a 0, no estádio Dunedin, na Nova Zelândia, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo feminina.

Os gols foram marcados por Martens, Snoeijs, Brugts (duas vezes), Roord (também duas vezes) e Van de Donk.

O placar representa a maior goleada deste Mundial até o momento, superando Alemanha 6x0 Marrocos e Noruega 6x0 Filipinas.

As holandesas garantiram a liderança do Grupo E com sete pontos, e enfrentam o vice-colocado do Grupo G nas oitavas de final do torneio.

No outro jogo da chave, os EUA empataram sem gols com Portugal e se classificaram em segundo, com cinco pontos. As norte-americanas encaram o líder do Grupo G na próxima fase.

Como foi o jogo

Domínio total da Holanda. Foi uma verdadeira blitz das europeias para cima do Vietnã, que pouco produziu. O resultado foi construído ainda no primeiro tempo, com o placar de 4 a 0 antes mesmo dos 25 minutos de jogo.

Treinador do Vietnã substituiu rápido. Aos 28 minutos da primeira etapa, o técnico Mai Duc Chung já realizou duas alterações, mas não surtiram muito efeito. Nas raras chegadas vietnamitas, as jogadoras não conseguiram acertar o gol holandês.

Principais jogadas da Holanda vieram dos cruzamentos. O ponto fraco do Vietnã parecia ser as bolas aéreas, visto que boa parte dos gols holandeses saíram de cruzamentos, principalmente pelo lado esquerdo.

Gols e lances importantes

0x1: de cobertura. Foi com estilo que a Holanda abriu o placar, através de uma finalização de Martens na grande área que encobriu a goleira vietnamita.

0x2: sem muita dificuldade. Pouco tempo depois de inaugurar o marcador, a Holanda chegou ao segundo com uma jogadaça de Van de Donk, que enfileirou a marcação e rolou para Snoeijs, livre, que apenas empurrou.

0x3: verdadeira pintura. Brugts recebeu na entrada da área e acertou um belo chute colocado no ângulo de Kim Thahn. Um dos gols mais bonitos desta Copa.

0x4: virou passeio. Com direito à pedalada, a defensora Janssen fez boa jogada na linha de fundo e cruzou na medida para Roord, que finalizou de primeira e guardou.

0x5: para fechar a conta. Brugts dominou na ponta esquerda e cruzou para a pequena área; Van de Donk aproveitou a caída da bola para mirar um carrinho e estufar as redes.

0x6: replay? Após passe errado de vietnamita, novamente Brugts acertou uma finalização certeira no ângulo, em lance bem parecido com o outro terceiro gol da partida.

Quase o sétimo, mas houve impedimento. Aos 22 minutos, Martens recebeu lançamento na área, dominou e fez o que seria seu segundo gol no jogo, mas estava em posição irregular. O lance teve revisão do VAR.

0x7: maior goleada sacramentada. Van Dongen recebe cruzamento aberto e cabeceia a bola para o meio da área; Roord invade a pequena área e apenas escora de cabeça.

Esmee Brugts, da Holanda, acerta chute preciso no gol do Vietnã, pela Copa feminina Imagem: Sanka Vidanagama / AFP

FICHA TÉCNICA

Vietnã 0 x 7 Holanda

Competição: 3ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo feminina

Data: 1 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)

Local: Forsyth Barr Stadium - Dunedin, Nova Zelândia

Público: 8.215 pessoas

Árbitra: Ivana Martincic (CRO)

Cartões amarelos: Thi Van (Vietnã)

Gols: Martens (aos 8' do 1º T), Snoeijs (aos 11' do 1º T), Brugts (aos 18' do 1º T e 12' do 2º T), Roord (aos 23' do 1º T e 38' do 2º T) e Van de Donk (aos 45' do 1º T)

VIETNÃ: Kim Thahn (Thi Hang); Thu Thao, Thu Thuong (Thi Kieu), Thi Thu, Diem My e Thi Loan (My Ahn); Hai Linh, Thi Van, Than Nha e Bich Thuy (Tuyet Dung); Yen Pham (Nhu Huynh). Técnica: Mai Duc Chung

HOLANDA: Van Domselaar; Janssen, Spitse (Dijkstra) e Van Der Gragt; Roord, Van de Donk (Kaptein), Pelova (Casparij), Brugts (Van Dongen) e Groenen (Egurrola); Martens e Snoeijs. Técnico: Andries Jonker

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Holanda aplica maior goleada da Copa e avança como líder; EUA passam em 2º - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo Feminina 2023