Topo

Por que túmulo de Pelé está fechado desde o velório em Santos

Mausoléu de Pelé, ídolo mundial, ainda se encontra fechado - Gabriela Brino/ UOL
Mausoléu de Pelé, ídolo mundial, ainda se encontra fechado Imagem: Gabriela Brino/ UOL

Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

11/05/2023 13h00

O Mausoléu, espaço destinado ao Rei Pelé no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, ainda não está aberto. Pessoas do mundo inteiro tentaram visitar o túmulo, mas encontraram a sala fechada.

O que aconteceu

Na segunda-feira (15), segundo apurou o UOL, o Mausoléu será aberto para a imprensa e público. A expectativa, porém, era de que o mês de inauguração fosse entre março e abril.

Hoje o espaço é tampado com uma lona branca para evitar curiosos. Por ainda não estar aberto, a sala, localizada ao lado do crematório, no primeiro andar, é escondida.

Reestruturação do espaço, obras, e laudos foram motivações para o atraso. Inicialmente, o cemitério não estava pronto para abrigar o Mausoléu, que precisou passar por uma adaptação e alongou o prazo.

Pessoas do mundo inteiro tentaram adentrar o Mausoléu e o encontrou fechado. De acordo com a apuração da reportagem, gente da Argentina, Peru, Europa, Irã, Azerbaijão, México, Guatemala, África e Manaus estiveram no cemitério.

Um casal do Quênia teve acesso ao Mausoléu. Algumas pessoas, com a autorização da família, puderam entrar e conhecer o local.

Funcionários foram contratados para atender a demanda de pessoas. A expectativa da família do Rei é de que cerca de 60 pessoas por dia passem pelo espaço.

Não tem uma grande novela por trás disso, é a vida. Muita coisa [aconteceu], naturalmente tem uma expectativa muito grande externa, mas interna temos a mesma motivação. Primordialmente foi uma questão de logística, o cemitério não estaria preparado para atender a demanda da visitação do mundo inteiro. Adaptamos a estrutura, acesso, laudos junto da prefeitura. Por esse motivo foi necessário, questão de bombeiro, órgãos e segurança do município. Burocracias e engenharia da estrutura".

Edinho, filho de Pelé, ao UOL.

Como visitar

Será preciso se cadastrar no site do Memorial Necrópole Ecumênica para conseguir visitar o espaço. A ideia é que a família tenha noção da quantidade de pessoas que irão solicitar a visita.

O credenciamento está previsto para ser liberado até o final da semana. Por isso, é preciso ficar atento no site do Memorial para quando estiver disponível.