Topo

'Equipe sombra' de Abel norteia busca do Palmeiras por reposição a Danilo

Abel Ferreira, durante a comemoração do título do Palmeiras Imagem: JOTA ERRE/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

15/01/2023 04h00

O Palmeiras já tinha nomes definidos para substituir o volante Danilo mesmo antes do jogador ser vendido ao Nottingham Forest (ING). Isso porque Abel Ferreira tem o que ele chama de 'equipe sombra'.

O que aconteceu

  • O Palmeiras prometeu ao técnico Abel Ferreira que irá repor a saída de Danilo. O Verdão negociou o volante por 20 milhões de euros (R$ 113 milhões).
  • O português tem entre três e quatro nomes definidos para substituir o volante titular do Palmeiras nos últimos anos. Os alvos já estavam definidos mesmo antes da venda ser realizada. Um deles é Matheus Henrique.
  • Abel chama a prática de 'equipe sombra': três a quatro jogadores identificados, analisados e monitorados para cada posição da equipe na hipótese de haver urgência em repor uma peça de maneira imediata.

O que está por trás

  • A 'equipe-sombra' é definida pela comissão técnica de Abel e o analista de mercado do Palmeiras. A lista pode sofrer alterações com a retirada ou acréscimo de algum nome.
  • Abel tem por filosofia que a diretoria deve contratar jogadores para o clube, não para o técnico. A função dele, assim, seria indicar características que valoriza em cada posição, aprovar ou não indicações da direção e conversar diretamente com o jogador.
  • O Verdão não deve trazer mais do que um jogador. Abel prefere trabalhar com elencos enxutos, de 22 jogadores de linha mais três 'jogadores-bolsa' -- jovens que sobem da base e ficam à disposição do profissional, mas ainda podem descer para ganhar minutos no sub-20.

Curiosidade: Todo reforço que chega ao Palmeiras assina um contrato simbólico com Abel Ferreira. É uma novidade que o português implementou no Verdão com objetivo de explicar ao atleta os valores do clube, o que ele espera do novo reforço e o que o jogador pode esperar da comissão técnica.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Equipe sombra' de Abel norteia busca do Palmeiras por reposição a Danilo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Palmeiras