Topo

Cruzeiro

Após críticas de Ronaldo, gramados do Mineiro terão padrão de qualidade

Ronaldo criticou os gramados do interior de Minas Gerais e gerou reação da FMF - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Ronaldo criticou os gramados do interior de Minas Gerais e gerou reação da FMF Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/10/2022 04h00

Principal reclamação de Ronaldo Nazário durante o último Campeonato Mineiro, os gramados terão tratamento especial na edição 2023, que tem inicio previsto para 21 de janeiro. As críticas constantes do proprietário da SAF do Cruzeiro sobre a falta de campos adequados para a realização dos jogos incomodou os dirigentes da FMF (Federação Mineira de Futebol). Em parceria com uma empresa, foi estabelecido um padrão de qualidade que será adotado em todos os estádios que receberem as partidas do Estadual.

Para garantir que todos os campos estejam perfeitos no fim de janeiro, a FMF vai vistoriar cada gramado, já a partir de hoje (25). O primeiro contato vai servir para orientar clubes ou prefeituras responsáveis pelos estádios sobre o que será necessário para que o piso esteja em boa condição para receber as partidas do Mineiro.

A preocupação com o estado dos gramados no interior foi algo que marcou as primeiras semanas de Ronaldo no comando do Cruzeiro. Mesmo após triunfos, o Fenômeno não deixou de criticar os campos que a equipe celeste atuou. Foi assim, por exemplo, depois da vitória sobre a Caldense, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. Ronaldo disse que a Raposa jogou num "gramado de jardim".

"Isso não se usa mais hoje para jogo de futebol. Acho que é preciso ter um padrão. As federações têm que exigir um padrão aos clubes de gramado. Têm vários tipos, o Brasil é muito grande e em cada lugar não vai ser a mesma grama, mas essa grama de jardim, que é grossa que cresce em qualquer lugar, essa não é para futebol. Isso é para jardim", reclamou Ronaldo, em fevereiro.

"Tinha que ter padrões e critérios das federações na hora de ter um controle. O gramado afeta diretamente a qualidade do jogo", completou Ronaldo, que além das reclamações, também postou fotos de buracos, como foi após a vitória do Cruzeiro sobre o Tombense, em Tombos.

O fato é que o pedido feito pelo Fenômeno no primeiro semestre será atendido no ano que vem pela FMF. As vistorias começam hoje e vão até 20 de novembro, quando a entidade poderá agir. Caso algum clube não consiga deixar o gramado em boas condições, a entidade local vai custear a reforma para evitar qualquer tipo de reclamação, como fez Ronaldo em 2022.

As cidades que vão receber jogos do Mineiro no ano que vem são: Belo Horizonte, Nova Lima, Sete Lagoas, São João del-Rei, Governador Valadares, Pouso Alegre, Ipatinga, Poços de Caldas, Patrocínio e Tombos.

Além dos gramados utilizados no Campeonato Mineiro, Ronaldo se queixou de alguns campos que o Cruzeiro atuou durante a Série B do Brasileiro e também cobrou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tome algum tipo de providência.

Cruzeiro