Topo

Cartão Vermelho

Programa de Juca Kfouri e José Trajano no Canal UOL


OPINIÃO

Casagrande: Flamengo joga mais bola, mas precisa de catástrofe do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 17h44

Faltando 14 rodadas para o fim do Brasileirão, a diferença entre o líder Palmeiras e o vice-líder Flamengo é de sete pontos, uma redução no fim de semana devido ao empate do clube paulista com o Fluminense. Para Casagrande, o futebol que o Rubro-negro joga atualmente é melhor e dá esperança ao torcedor, mas as chances esbarram nas poucas derrotas palmeirenses na temporada.

O colunista do UOL analisa a disputa pelo título brasileiro no Cartão Vermelho, ao lado de José Trajano e Juca Kfouri, ressaltando que o problema é não bastar ao Flamengo apenas vencer, além do fato de não contar mais com o confronto direto para reduzir a distância.

"O Flamengo joga melhor que o Palmeiras já faz um tempo, o Palmeiras não vem fazendo jogos bons nem na Libertadores, sofreu os dois jogos com o Atlético-MG e foi sofrendo nos outros jogos também. A bola do Flamengo dá uma esperança para o torcedor, mas a diferença de pontos e uma equipe que perde muito pouco, fica difícil. Quem só perdeu dois jogos ter que perder três, tem que acontecer uma catástrofe", completa.

"Não são muitos pontos, só que não tem mais o confronto direto, o Flamengo não conta mais com uma vitória dele em cima do Palmeiras, ele tem que torcer para o Palmeiras perder três jogos de outros times e ele ganhar os três jogos. O Palmeiras só perdeu dois jogos no campeonato até agora", diz Casagrande.

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos colunistas do UOL:

Juca Kfouri: 'Fico com o Flamengo em uma final contra o Palmeiras'

Caso passem por Athletico-PR e Vélez Sarsfield, Palmeiras e Flamengo podem reeditar a final da última Libertadores justamente em um momento em que os dois clubes são os primeiros no Campeonato Brasileiro. Para Juca Kfouri, em caso de um reencontro na decisão continental, o Rubro-negro deve vencer.

"Sem achar que o Palmeiras tem uma missão tranquila contra o Athletico-PR, porque não tem, mas em passando, uma final Flamengo e Palmeiras eu fico com o Flamengo porque eu acho que o Flamengo vai decidir os dois campeonatos com o Palmeiras, o que ele perdeu, o Brasileirão, já terá perdido, mas vai jogar um jogo para mostrar que é melhor, diz Juca.

Casagrande: 'Palmeiras tem que ficar espertíssimo com o Athletico-PR'

O Palmeiras encara o Athletico-PR sem contar com dois de seus principais jogadores na primeira partida, os meio-campistas Danilo, que também não atua no segundo jogo, e Gustavo Scarpa, expulsos contra o Atlético-MG. Para Casagrande, as ausências devem complicar o jogo diante do time treinado por Luiz Felipe Scolari na semifinal.

"Mata-mata com o Felipão é um confronto indigesto e com relação ao Danilo e ao Scarpa, eu acho que o Palmeiras vai entrar travado, o jogo do Palmeiras hoje não vai desenvolver com tanta facilidade, porque os dois jogadores são jogadores que são motores do meio-campo do Palmeiras. Talvez o Athletico possa complicar bem, eu acho o Palmeiras favorito, mas tem que ficar espertíssimo com o Athletico", diz Casagrande.

Casagrande: 'Muitos jogos criando chances e perdendo é um defeito'

O São Paulo fez jogos seguidos nos quais criou mais oportunidades que os adversários, mas acabou derrotado, isso mesmo diante de sua torcida no Morumbi, contra Flamengo e Fortaleza. Casagrande alerta que o número de chances desperdiçadas e jogos perdidos nessas circunstâncias apontam um problema do time de Rogério Ceni.

"O São Paulo finaliza muito mal, não consegue meter a bola para dentro e isso aí muitos falam que o time do São Paulo cria, mas muitos jogos criando várias chances, não fazendo gol e perdendo o jogo é um defeito, é uma falha. Um time que cria muitas chances de gol, em um jogo perder um monte e perder por 1 a 0, beleza, mas muitas vezes acontecendo isso durante um campeonato, é complicado, é uma falha", analisa.

Casagrande indica documentário de Figo: 'Maior trairagem do futebol'

Nos temas culturais do Cartão Vermelho, Casagrande indicou o documentário O Caso Figo, a transferência que mudou o futebol. O comentarista afirma que a saída do português do Barcelona para o Real Madrid se tratou da maior trairagem do futebol.

"Acho que foi a maior trairagem do futebol a mudança do Figo do Barcelona para o Real Madrid foi uma coisa muito estranha, uma história muito estranha, eu recomendo para quem gosta de futebol, quer conhecer não só a bola, o time, o jogo, mas conhecer os bastidores de uma negociação quase absurda", conclui Casagrande.

O Cartão Vermelho vai ao ar toda semana, com a análise dos destaques do futebol, cultura e política

Quando: Toda terça-feira, às 15h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL.