Topo

Fla supera Tolima e encaminha vaga às quartas com golaço e adeus de Andreas

Andreas comemora gol pelo Flamengo contra o Tolima, pela Libertadores Imagem: Staff images / CONMEBOL

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2022 23h23

Classificação e Jogos

Os dias do Flamengo antes da Libertadores pareciam tranquilos, no entanto, um surto de covid-19 agitou o ambiente na viagem para Colômbia, onde enfrentou o Tolima, pela ida das oitavas de final. Hoje (29), com um roteiro de cinema para o autor do gol, o Rubro-Negro superou as adversidades e venceu por 1 a 0, com um chute no ângulo de Andreas Pereira.

O personagem da partida já era Andreas, que fazia o seu último jogo pelo clube, e ganhou ainda mais protagonismo com a despedida memorável. O meia marcou um golaço ainda no primeiro tempo e garantiu a vitória - o seu primeiro em Libertadores. Mais uma boa atuação do belga-brasileiro que se consolidou como titular há nove jogos. O adeus aconteceu em grande estilo.

O gol de Andreas deu continuidade à invencibilidade rubro-negra fora de casa na Libertadores. São 12 partidas sem perder: nove vitórias e três empates. Além disso, o Fla está invicto nesta temporada: seis vitórias e um empate.

Com o resultado, o Flamengo assegurou leve vantagem para decidir no Maracanã. O jogo de volta está marcado para quarta-feira (6), às 21h30.

Quem foi bem: Léo Pereira

Acionado entre ausências na zaga por lesão e covid-19, Léo Pereira teve mais uma atuação segura pelo Flamengo. O defensor fechou os espaços, se entendeu com David Luiz e fez cortes decisivos. Mais uma boa partida, que pode dar confiança para temporada.

Quem foi mal: Diego Ribas

O meia foi titular na Libertadores pela primeira vez na temporada e deixou a desejar na parte defensiva. Quando se lançou ao ataque, também não conseguiu dar continuidade às jogadas rubro-negras. Partida bem abaixo.

Desempenho do Flamengo

O Flamengo começou o primeiro tempo no controle da partida, apesar de ceder algumas chances ao Tolima e da dificuldade de acelerar o jogo com três volantes. O lado direito com Éverton Ribeiro e Rodinei foi um dos destaques, enquanto Filipe Luís 'sofreu' para lidar com o lado esquerdo. Após o gol, o Fla mudou a postura, chamou o adversário e, por sorte, foi para o intervalo com superioridade no placar.

Logo no início do segundo tempo, o Flamengo sacou Diego Ribas e colocou Ayrton Lucas, mudando um pouco a formação da equipe. As entradas de Lázaro e Marinho aconteceram na tentativa de acelerar mais o jogo e ter domínio na saída de bola. Tentando acertar o contra-ataque, o Fla foi consistente na defesa, que teve destaque na parte final.

Desempenho do Tolima

O primeiro tempo foi marcado com o Tolima conectando muitas bolas diretas para Caicedo, referência no ataque e que deu trabalho a David Luiz, que tentava antecipar. O lado direito dos colombianos entrou em ação para se aproveitar de Filipe Luís. A dupla entre Garcia e Caicedo assustou o goleiro Santos, que precisou trabalhar.

As alterações para o segundo tempo, inclusive, trocando todos os homens de ataque, não surtiram efeito. O Tolima apresentou dificuldade de criação e se aproveitou dos erros individuais do Flamengo para apresentar algum susto, no entanto, parou na defesa rubro-negra.

Cronologia

Gol anulado aos 6 minutos

Um bate-rebate na área deixou Caicedo livre para marcar, no entanto, a arbitragem apontou impedimento no lance após checagem no VAR.

Uh, Caicedo!

O atacante do Tolima arriscou de fora da área e o chute forte parou nas mãos do goleiro Santos. Caicedo comemorou a chance e chamou a torcida!

Gol, desabafo e adeus!

Andreas Pereira roubou a bola e acertou um golaço no ângulo! A comemoração pareceu um desabafo, que rendeu festa do elenco inteiro junto ao meia, que fez o último jogo pelo Flamengo e foi eleito o melhor jogador da partida em prêmio da Conmebol. O empréstimo do jogador, cedido pelo Manchester United, se encerra nesta quinta-feira (30). O meia deve acertar a sua transferência para o inglês Fulham.

Salva Léo Pereira!

Santos errou na saída de bola e deu a oportunidade para Rovira chutar. Léo Pereira salvou quase em cima da linha e impediu o gol de empate.

Desentendimento!

Gabi se estressou com Riascos, após duas faltas quase seguidas, o Rubro-Negro encarou o jogador colombiano. Um amarelo para cada lado.

Segundo tempo morno!

O preparo físico das equipes foram o principal problema da segunda etapa. O jogo ficou morno. O Flamengo tentou alguns contra-ataques, mas não foi efetivo. O Tolima, por sua vez, se aproveitou de alguns erros, mas parou na defesa rubro-negra.

Andreas termina como capitão!

Diego Ribas iniciou com a faixa e passou para Gabi na hora que foi substituído. Aos 37 do segundo tempo, o camisa 9 saiu e deixou a braçadeira com Andreas - de forma simbólica ao adeus do meia.

Calendário

O Flamengo vira a chave e foca no Campeonato Brasileiro, quando enfrenta o Santos, sábado (2), às 19h, na Vila Belmiro. O Tolima, por sua vez, volta a campo somente na quarta (6), quando decide a classificação com o time carioca, no Maracanã, às 21h30.

FICHA TÉCNICA:

TOLIMA 0 x 1 FLAMENGO
Competição:
Copa Libertadores - jogo de ida das oitavas de final
Data e hora: 29 de junho de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartões amarelos: Andreas Pereira, Diego Ribas, Gabigol e David Luiz (FLA), Riascos e Raziel García (TOL)
Gol: Andreas Pereira (FLA), aos 17 minutos do 1º tempo

TOLIMA: Alexandex Domínguéz, Leider Riascos, Julián Quiñones, José Moya, Junior Hernández, Bryan Rovira, Rodrigo Ureña (Gustavo Ramírez), Luis Miranda (Meléndez), Raziel García (Cataño), Jeison Lucumí e Juan Caicedo (Rangel). Técnico: Hernán Torres.

FLAMENGO: Santos, Rodinei (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís (Lázaro), Diego Ribas (Ayrton Lucas), Thiago Maia, Andreas Pereira, Everton Ribeiro (Marinho), Arrascaeta e Gabi (Pedro). Técnico: Lucas Silvestre.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla supera Tolima e encaminha vaga às quartas com golaço e adeus de Andreas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Libertadores - 2022