Topo

Torcida do Peru leva ambiente de Copa ao Qatar antes de jogo da repescagem

Torcida do Peru na porta do hotel em que a seleção está hospedada, em Doha, no Qatar Imagem: Igor Siqueira/UOL

Igor Siqueira

Do UOL, em Doha*

12/06/2022 17h35

Classificação e Jogos

Há um gostinho do clima de Copa do Mundo no Qatar, graças à torcida do Peru, adversário de amanhã (13) da Austrália, no jogo em Doha que define uma das vagas no Mundial de 2022. E quem mudou o ambiente foi o evento chamado "banderazo" protagonizado pelos peruanos que vieram ao país para a partida.

A mobilização levou cerca de mil torcedores à porta do hotel em que a seleção dirigida pelo argentino Ricardo Gareca está concentrada. Teve música, gritos de apoio, fantasias e toda euforia de um povo que aguarda ansiosamente pela confirmação da presença na segunda Copa do Mundo seguida.

O jogo diante dos australianos será às 15h (de Brasília) e a torcida do Peru já bradou na porta do hotel: seremos locais de novo. Uma referência a quem será maioria na arquibancada, por mais que os australianos já estejam ambientados ao Oriente Médio, já que disputam as Eliminatórias da Ásia.

Torcida do Peru na porta do hotel em que a seleção está hospedada, em Doha, no Qatar Imagem: Igor Siqueira/UOL

O empresário Jaime Rodríguez-Frías, de 44 anos, por exemplo, se fantasia de árabe e diz que o nome de "guerra" é Mohamed Salah Aladin. Ele veio de Piura, cidade ao norte do Peru, e encarou dois dias de voo, passando por Lima e Los Angeles antes de chegar a Doha.

"É uma experiência impressionante. É espetacular a emoção prévia ao partido. Por isso somos a melhor torcida do mundo. Transmitimos essa força à equipe, que virou tradição depois da classificação à Copa da Rússia", explicou ele, lembrando que a manifestação de apoio ocorreu em jogos recentes das Eliminatórias, como contra o Paraguai.

Na cabeça dos peruanos, não sai o jogo contra a própria Austrália na Copa da Rússia. Na fase de grupos, foi 2 a 0 para a seleção de Gareca.

"Antes da Rússia, estávamos há mais de 40 anos sem ir à Copa. Creio que tudo isso traz uma série de emoções contidas que tínhamos", completou Jaime.

Torcedor peruano Jaime Rodríguez está em Doha para o jogo contra Austrália Imagem: Igor Siqueira/UOL

Irreverentes, os torcedores peruanos levaram instrumentos musicais, buzinas e até uma alpaca, animal típico da região do Peru.

Em contrapartida, os jogadores que chegaram após o treino de véspera do jogo retribuíram o carinho descendo do ônibus e saudando a multidão que se embolou no acesso ao hotel. A polícia do Qatar acompanhou tentando descongestionar o trânsito.

"É uma sensação indescritível. Expressamos nosso amor por eles. E por isso vamos vê-los amanhã classificados ao Mundial. Vamos voltar em novembro. O Qatar não sabia que haveria tantos peruanos", disse Claudia Aceijas, outra torcedora fantasiada.

*O repórter viaja a convite do Supreme Committee for Delivery & Legacy

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Torcida do Peru leva ambiente de Copa ao Qatar antes de jogo da repescagem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo 2022