Topo
OPINIÃO

Vitão: VP não errou nos nomes, mas sim na formação contra o São Paulo

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2022 04h00

Na tarde do último domingo (22), Corinthians e São Paulo empataram em 1 a 1, na Neo Química Arena, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2022. O Tricolor saiu na frente com gol de Calleri no primeiro tempo. Entretanto, Adson deixou tudo igual na reta final e manteve o tabu do Timão diante do rival, além de deixar a equipe na liderança isolada da competição.

Na Live do Corinthians, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone analisaram a escalação inicial proposta por Vítor Pereira. O técnico português optou por mandar a campo uma equipe com três zagueiros, com Mantuan fazendo a ala pelo lado direito e Fábio Santos na esquerda.

"Quando eu vi no time no papel, não contestei ninguém. Nenhum dos jogadores que ele (Vítor Pereira) colocou ali, eu pensei que talvez não fosse melhor começar. Entendi a presença do Renato Augusto como uma maneira de encorpar mais o meio de campo e de trabalhar a saída de bola depois de um jogo contra o Boca Juniors em que mal conseguiu sair tocando", exemplificou Perrone.

"Eu também não contestei os nomes. Gostei quando vi na pedra, mas não aprovei a formação. Eu contesto e digo que teria começado nessa formação, mas com o João Victor na lateral pela direita. Agora, ele poderia ter começado assim como foi, mas quando viu que não vinha dando certo, poderia ter mudado ao longo do primeiro tempo. O Vítor Pereira esperou tomar o gol nos acréscimos e não fez a correção", disse Vitor Guedes.

Por fim, Vitor Guedes seguiu sua análise e pontuou que o técnico do São Paulo, Rogério Ceni, teve interferência direta na mudança de panorama das equipes no segundo tempo.

"A opção do treinador foi por começar com o João Victor na direita, com o Gil de líbero e com o Raul Gustavo pela esquerda. Eu não entendi o motivo dele ter invertido o posicionamento do João com o Gil ao longo do jogo. Sendo assim, o Mantuan, que já não é lateral, teve o Gil para fazer a sua cobertura, sendo que ele é o mais lento dos zagueiros".

"Ele corrigiu o erro no segundo tempo com a entrada do Adson no lugar do Gil. Poderia ter feito isso antes, uma vez que estava claro o domínio tático do São Paulo ali por aquele lado do campo. O VP demorou a substituir e também foi ajudado pelo Rogério Ceni, que mexeu mal no que vinha dando certo. No geral, eu gostei dos 11 nomes presentes na escalação, mas o time não foi formado da maneira que eu vi", finalizou Vitor Guedes.

A próxima edição da Live do Corinthians será na quinta-feira (26), logo após a partida contra o Always Ready, pela Copa Libertadores. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vitão: VP não errou nos nomes, mas sim na formação contra o São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians