Topo

Corinthians

Corinthians terá mudanças e abre espaço para nomes pouco utilizados por VP

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 04h00

O Corinthians estreia amanhã (20) na Copa do Brasil em busca do tetracampeonato da competição nacional. Para o jogo de ida da terceira fase diante da Portuguesa-RJ, o técnico Vítor Pereira irá mudar pelo menos cinco ou seis nomes da formação titular pensando no Dérbi com o Palmeiras, sábado (23), e também no duelo com o Boca Juniors, na próxima semana, pela Copa Libertadores. As mexidas no time podem ser a oportunidade tão aguardada por alguns dos nomes do elenco.

Desde que a comissão técnica portuguesa chegou ao CT Joaquim Grava, no fim do mês de fevereiro, apenas seis nomes do elenco profissional ainda não jogaram. São eles: os goleiros Matheus Donelli, Ivan e Carlos Miguel, os meias Luan e Ruan Oliveira, e também o volante Xavier.

Os três primeiros da lista competem entre si pela vaga de reserva imediato de Cássio no elenco. O goleiro titular do Corinthians jogou todas as dez partidas com Vítor Pereira e esteve em todos os minutos em campo desde a chegada do treinador. Inclusive, no último sábado (16), foi bastante elogiado pelo rendimento dentro de campo, pelo comprometimento nos treinamentos e pela melhora no jogo com os pés.

Não houve sinalização da comissão técnica se há ou não a possibilidade de dar descanso a Cássio na partida em Londrina, pela Copa do Brasil. No entanto, caso haja a possibilidade, a vaga será disputada entre Ivan — contratado nesta temporada junto à Ponte Preta — e o jovem Matheus Donelli, de 19 anos, que já entrou em campo em duas oportunidades nesta temporada, ainda com Sylvinho no comando.

Entre os atletas de linha ainda não utilizados, a situação é um pouco mais delicada. O meia Ruan Oliveira não joga profissionalmente desde 2020, está em transição do departamento médico para os gramados, mas não deve ser aproveitado por Vítor Pereira, já que seu contrato de empréstimo se encerra no fim de junho. O volante Xavier recentemente se recuperou de lesão e aparece como possibilidade para o jogo diante da Portuguesa.

Há também o caso do meia Luan, que tratou — segundo informações do Corinthians — de um incômodo na região do quadril por pelo menos duas semanas e depois passou por período sob os cuidados dos preparadores físicos. Segundo apurou a reportagem, o jogador não tem agradado à comissão técnica e apenas não foi negociado na última janela por não ter clubes interessados nos termos e condições impostos pelo Timão.

O fato é que Vítor Pereira vai rodar o elenco e dar oportunidades para alguns nomes que não estão sendo tão utilizados. Chance para atletas como Bruno Melo, Cantillo, Roni, Júnior Moraes e também para aqueles que ainda não jogaram com a nova comissão técnica. Alguns nomes da base, como o atacante Giovane e o zagueiro Robert Renan, são outras das possibilidades estudadas pelos portugueses para encarar a Lusa.

  • Assista ao UOL News Esporte e veja comentários de Vitor Guedes sobre as mudanças no Corinthians:

Corinthians