Topo

Santos marca nos acréscimos, vence o Grêmio e deixa o Z4 do Brasileirão

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

10/10/2021 18h01

No jogo que marcou o retorno do público ao estádio da Vila Belmiro, o Santos bateu o Grêmio, por 1 a 0, deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e quebrou um jejum de nove partidas seguidas sem vitória na temporada. O gol do Peixe, marcado pelo zagueiro Wagner nos acréscimos do segundo tempo, teve requintes de crueldade aos torcedores santistas, já que foi anulado pelo árbitro de campo e depois validado pelo VAR.

O resultado levou o time do técnico Fábio Carille aos 28 pontos na tabela de classificação e empurrou o Bahia para a zona da degola. O Grêmio estaciona nos 23 pontos e se mantém na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com uma campanha superior apenas a da Chapecoense.

O melhor: Camacho

Organizou a saída de bola do time do Santos, fez a bola rodar no meio de campo, protegeu os zagueiros e fez a cobertura para os laterais terem liberdade no apoio ao ataque. Saiu de campo muito aplaudido pela torcida.

O pior: Diego Souza

A atuação do centroavante do Grêmio se resumiu em duas jogadas iguais de simulação de pênalti e nada mais. Ficou isolado na frente e pouco participou da partida quando a equipe teve a bola no ataque.

Início movimentado

Os 20 primeiros minutos de jogo na Vila Belmiro foram marcados por um bom futebol. Apoiado pela sua torcida, o Santos partiu para cima e criou duas chances claríssimas de gol com Vinícius Zanocelo em chute de fora da área e também com Marcos Guilherme se aproveitando de uma bola mal rebatida pela defesa gaúcha. O Grêmio também chegou perto de abrir o placar com Alisson e Vanderson, ambos em jogada pelo lado direito.

Marinho x Kannemann

O atacante Marinho e o zagueiro Kannemann foram os personagens do primeiro tempo. O santista foi o jogador mais acionado da partida, tendo sofrido cinco faltas apenas nos 45 minutos iniciais, e por mais de uma vez se desentendeu com o defensor do Grêmio dando muito trabalho ao árbitro Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro.

Santos oferece perigo, mas para nas mãos de Brenno

O Santos poderia ter ido para o intervalo com vantagem no marcador se não fosse o inspirado goleiro Brenno, que fechou a etapa inicial com quatro defesas difíceis. O Peixe conseguiu dez finalizações e seis escanteios no primeiro tempo, mas parou nas mãos do arqueiro gremista.

Grêmio abusa das faltas e tem meio time amarelado

O Grêmio encerrou o fim de semana como a equipe que mais cometeu faltas nos jogos da Série A do Brasileirão com 27 infrações em 90 minutos, superando o América-MG em jogo contra o Juventude: 26. Por conta da postura agressiva, o time do técnico Felipão saiu de campo com seis jogadores punidos com cartão amarelo.

Ferreira chama defesa do Santos para dançar

Sem poderio ofensivo, Felipão abriu mão do esquema com três zagueiros ao tirar Rodrigues e mandar a campo Ferreirinha. O ponta foi a melhor opção do Grêmio na partida, tendo criado uma boa chance de gol e dado muito trabalho à defesa do Santos ao distribuir um lençol e duas canetas em seus marcadores.

Santos marca nos acréscimos e VAR valida o lance

O lance mais importante da partida aconteceu já no apagar das luzes da Vila Belmiro. A zaga gremista afastou uma bola aérea, que encontrou os pés de Marinho na entrada da área. O atacante santista encheu o pé e contou com o desvio em Wagner para vencer o goleiro Brenno. O lance foi anulado por um suposto impedimento do autor do gol, mas após checagem do VAR foi constatada a legalidade da jogada.

Briga no fim e vermelho para Rafinha

Com dois minutos para tentar o empate, o Grêmio tinha planos de se lançar ao ataque, mas nem sequer conseguiu. Isto porque, um gandula segurou a bola e não fez a reposição. O lateral Rafinha partiu para cima do funcionário do Santos e criou uma briga generalizada na Vila Belmiro. O árbitro acabou expulsando o jogador tricolor pela conduta em campo.

Próximos jogos

O Santos volta a campo na próxima quarta-feira (13), às 19h (de Brasília), quando visita o líder Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada do Brasileirão. No mesmo dia, só que às 20h30, o Grêmio encara o Fortaleza, no Castelão.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 1x0 GRÊMIO

Competição: Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
Data: 10/10/2021 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Cartões amarelos: Léo Baptistão, Carlos Sánchez, Felipe Jonatan e Diego Tardelli (Santos); Thiago Santos, Lucas Silva, Kannemann, Rafinha, Douglas Costa e Rodrigues (Grêmio)
Cartões vermelhos: Rafinha (Grêmio)

Gols: Wagner, aos 47' do 2º tempo (1-0)

SANTOS: João Paulo; Vinícius Balieiro (Madson), Velázquez, Wagner e Marcos Guilherme (Diego Tardelli); Camacho (Jobson), Vinícius Zanocelo (Felipe Jonatan), Carlos Sánchez e Lucas Braga; Marinho e Léo Baptistão (Gabriel Pirani). Técnico: Fábio Carille.

GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Ferreira), Kannemann e Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva (Mateus Sarará), Alisson e Douglas Costa (Jean Pyerre); Diego Souza (Churín). Técnico: Felipão.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Santos marca nos acréscimos, vence o Grêmio e deixa o Z4 do Brasileirão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2021