Topo

Cano iguala González como maior artilheiro argentino da história do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2021 18h08

Germán Cano segue empilhando recordes com a camisa do Vasco. Com o gol feito hoje (8), na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira pelas semifinais da Taça Rio, o atacante chegou a 30 e igualou Alfredo González - que atuou entre 1940 e 1941 — como maior artilheiro argentino da história do Cruzmaltino.

Anteriormente Cano já havia se tornado o maior goleador estrangeiro do século 21, feito que o fez ser homenageado antes da partida deste sábado, quando recebeu uma placa e um quadro das mãos do presidente vascaíno, Jorge Salgado.

"Estou muito orgulhoso por ser o máximo goleador estrangeiro do século. Fico muito feliz, é um prazer, um orgulho muito grande representar a camisa do Vasco. É seguir esse processo que é longo, mas pouco a pouco vamos melhorando", avaliou o atacante ao pay-per-view do Carioca.

Cano recebe placa e quadro de Jorge Salgado por ter se tornado maior artilheiro estrangeiro do século no Vasco Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Em outra ação comemorativa, Cano atuou com um patch na camisa alusivo ao feito. Segundo ele, a peça terá um lugar especial em sua residência:

"Esta vai para casa, para o museu, vou guardar para uma recordação especial e espero que sigam ajudando no leilão para ajudar a quem necessita", disse o jogador, se referindo ao leilão de peças suas de jogo que tem como objetivo ajudar a comunidade do Tuiuti, que é vizinha a São Januário.

Com seus 30 gols Cano já é - ao lado de Alfredo González - o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do Vasco, estando agora atrás do paraguaio Silvio Parodi, que tem 37 gols (entre 1954 e 1955), e o uruguaio Villadóniga, que tem 83 (entre 1938 e 1942).

Quem é Alfredo González?

Alfredo González (destaque em vermelho): ex-jogador da década de 40 é maior artilheiro argentino da história do Vasco Imagem: Reprodução

Maior artilheiro argentino da história do Vasco até aqui com 30 gols, Alfredo González foi um ex-meia que surgiu no Talleres (ARG) em 1932 e que em 1938 defendeu o Boca Juniors (ARG).

Sua vinda ao Brasil se deu primeiramente ao Flamengo, quando sagrou-se campeão carioca, em 1939. Pelo Vasco, apesar do bom desempenho, o único título conquistado foi o Torneio Dr. Luiz Aranha, em 1940.

Em 1942, ainda passou pelo Botafogo, antes de se transferir para o Palmeiras, onde atuou por mais tempo no Brasil, entre 1943 e 1946, e conquistou quatro títulos, sendo o mais importante o Campeonato Paulista de 1944.

Quando se aposentou, Alfredo González tornou-se treinador e fez praticamente toda a sua carreira como técnico no futebol brasileiro, treinando clubes como Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, entre outros.

No Bangu, ostenta o fato de ter sido o treinador do último clube campeão carioca diferente dos quatro considerados de maior investimento (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco).

Alfredo González não está mais vivo.

Os cinco maiores goleadores estrangeiros do Vasco

1º - Villadóniga (URU) - 83 gols - entre 1938 e 1942

2º - Silvio Parodi (PAR) - 37 gols - entre 1954 e 1955

3º Germán Cano (ARG) - 30 gols - de 2020 até aqui

3º - Alfredo González (ARG) - 30 gols - entre 1940 e 1941

5º - Petkovic (SER) - 28 gols - entre 2002 e 2004

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cano iguala González como maior artilheiro argentino da história do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Vasco