Topo

Como Rafa Kalimann, do BBB 20, fez ídolos do Santos visitarem a África

Influenciadora foi presenteada com a camisa do Santos durante clássico contra o Palmeiras em 2018, no Pacaembu Imagem: Reprodução/Santos TV

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/03/2020 04h00

A atriz e influenciadora digital Rafaella Kalimann é uma das 13 participantes restantes na 20ª edição do Big Brother Brasil. De acordo com uma enquete promovida pelo UOL, após a eliminação de Victor Hugo na terça-feira (10), ela é a sexta pessoa mais popular do reality show exibido pela Globo no momento. Até um time de futebol - o Santos - já se manifestou a favor da mineira durante a exibição do programa.

A história que liga Rafa Kalimann ao Peixe vem de 2018 e envolve uma viagem de dois ídolos do clube: Edu e Lima, a Moçambique.

Dona de uma conta no Instagram com 6,6 milhões de seguidores, ela se dedica a causas humanitárias em seu trabalho como influencer e representa entidades como o Hospital do Câncer e o Residencial JK, de Goiás, além da ONG Missão África, da qual é embaixadora. Há dois anos, em uma visita à comunidade Nhahminjale, em Moçambique, Rafa tirou foto de um menino de 6 anos segurando uma bola de futebol feita de retalhos e vestindo uma camisa do Santos e postou na internet. A imagem rapidamente viralizou e despertou emoção entre torcedores do clube paulista.

Foto original foi postada pela influenciadora em 18 de junho de 2018: "Sobre sonhos" Imagem: Reprodução/Instagram

"Todo mundo começou a marcar o Santos na foto, que viralizou. Ficamos encantados e quisemos ajudar de alguma forma. Então eu conversei com a Rafa e ela ficou muito feliz, não imaginava que aquela foto ia ter tanta repercussão", conta Isabel Luchesi, relações públicas do Santos.

Profissionais dos departamentos de marketing e comunicação do clube, então, fizeram contato com a influenciadora, e a ONG para entender a melhor maneira de chegar ao menino, chamado João Chico. A própria Rafa Kalimann afirmou que não seria benéfico levar a criança ao Brasil para uma visita, porque ela nunca tinha saído de sua comunidade e o encantamento com o padrão de vida brasileiro podia causar frustrações e abalos psicológicos no retorno a Moçambique.

A ação bolada pelo Santos foi a seguinte: a marca da ONG foi estampada na omaplata da camisa de jogo nas partidas contra Palmeiras e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 2018. Além disso, R$ 1 de cada ingresso comprado por torcedores foi revertido para a comunidade de João Chico. O total da arrecadação foi de quase R$ 40 mil, divididos entre projetos de futebol da Missão África, melhoria da casa e educação de João e projetos locais.

Rafa Kalimann compareceu ao estádio do Pacaembu no dia de Santos 1 x 1 Palmeiras, o segundo jogo da campanha. Ela foi presenteada com uma camisa 10 do Peixe e torceu, mesmo não sendo ligada anteriormente ao futebol.

É muito emocionante, a torcida do Santos é surreal. Me arrepiei muito durante o jogo e quero vir mais vezes. Me lembrou de quando vi a bolinha de retalho na mão e a camiseta do Santos do João, então postei a foto e falei de sonhos. Virou uma loucura, todos abraçaram a causa pela energia que tinha aquela foto.

Meses depois, em novembro, o Santos fez mais: enviou um grupo de representantes a Moçambique para encontrar João Chico, seus amigos e familiares. Além de um assessor da presidência e funcionários da área de comunicação para registrar os momentos, os ídolos Edu e Lima viajaram ao país africano. Eles estiveram em campo no histórico amistoso entre o Peixe e uma seleção de jogadores locais em 1969, quando a Guerra Civil da Nigéria foi interrompida por causa da presença do time de Pelé.

De volta à África, a dupla de ex-jogadores presenteou projetos esportivos locais com uniformes oficiais do Santos, e novamente a história tomou as redes sociais.

Imagem: Divulgação/Santos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como Rafa Kalimann, do BBB 20, fez ídolos do Santos visitarem a África - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol