Topo

Preferências de Luxa dividem elenco do Grêmio e moldam comportamentos

Vanderlei Luxemburgo elege preferidos e cria divisão no elenco de jogadores do Grêmio Imagem: Leandro Moraes/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/05/2013 06h00

O elenco do Grêmio é dividido por dois grupos. Os preferidos de Luxemburgo e os que não estão no clube por indicação dele. Mesmo que negado por todos, é evidente o diferente comportamento entre prediletos e 'excluídos'. Ações moldadas pelo gosto do treinador.

Na turma dos 'queridinhos' estão: Dida, Pará, Cris, Werley, Elano, Zé Roberto, Adriano, Fábio Aurélio e Tony. Destes, só os três últimos não são titulares. Entre eles, é comum ver sorrisos, brincadeiras, um ambiente totalmente positivo. Cobranças públicas são raras e o apoio é incondicional ao comando técnico. A relação é ótima e não há rixa alguma. Todos chegaram ao Grêmio após Luxa e indicados por ele.

No entanto há também quem seja do lado oposto. Marcelo Grohe, André Santos, Souza, Vargas, Barcos, Kleber Gladiador e Welliton formam facção contrária. Entre eles, é comum o esforço em treinamentos, mas com a consciência de que poucas são as chances de serem recompensados. Com isso, o empenho inicial se torna comodismo ou irritação.

SEPARAÇÃO DOS PREDILETOS DE LUXEMBURGO E OS QUE NÃO GOSTAM DISSO

TIME DE LUXAINDIFERENTESCONTRÁRIOS

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Dida, Cris (f), Pará, Werley, Elano, Zé Roberto, Adriano, Fábio Aurélio e TonyFernando (f), Bressan, Gabriel, Mamute, Biteco, Marco Antonio, Alex Telles...Marcelo Grohe, André Santos, Souza, Vargas, Barcos e Welliton
DIDA NÃO PEGA PÊNALTILUXA NÃO VÊ PRESSÃOBARCOS NEGA RIXA

Quem fala mais forte na turma dos insatisfeitos é Barcos. O argentino já reclamou do posicionamento, disse que a bola não chegava ao ataque, cobrou postura mais ofensiva do time, revelou que era escalado mesmo sem estar 100% quando teve dores nas costelas e, por fim, ao ser substituído no jogo contra o Independiente Santa Fé bateu de frente com o auxiliar técnico Roger e reclamou muito.

Após voltar a Porto Alegre o tom foi amenizado. Até porque Luxemburgo segue no comando e o camisa 28 pretende se manter titular. "Se tivesse algo para falar com Luxemburgo, falaria com ele. Sou homem suficiente para isso. Sempre tivemos um dia a dia bom. Jamais tivemos problemas. Vocês incrementaram isso. Nenhuma discussão aconteceu, isso foi armado por vocês [imprensa]", justificou Barcos.

No entanto fatos mostram o contrário. Esbravejar após uma derrota pode ser comum, mas as reclamações constantes não seguem o mesmo tom dos demais colegas. Principalmente daqueles que estão nas preferências do comandante.

Bater de frente com Luxemburgo não é a melhor alternativa. Exemplo disso foi a saída de Marcelo Moreno do Grêmio. Goleador da equipe na temporada passada, ele foi sacado do time, reclamou e jamais teve oportunidades. O 'calvário' de treinar separado dos demais só acabou quando houve  negociação com o Flamengo.

Há ainda os que são indiferentes. Fernando, Bressan, Gabriel, Mamute, Biteco, Marco Antonio, Alex Telles, nenhum deles toma partido nos grupos presentes no elenco gremista.

A direção, enquanto isso, observa o comportamento dos jogadores. O trabalho de gestão de pessoas de Luxemburgo estará sob análise no começo do Brasileirão. Dependendo do rendimento, a chance de queda não está totalmente afastada. Mas somente após as primeiras rodadas, quando o torneio para em razão da Copa das Confederações.

Até lá, a ação dos dirigentes já enfraqueceu o grupo dos 'preferidos' com a saída de Willian José, mas a tendência é que o outro lado também seja esvaziado com a chance de Welliton parar no São Paulo e André Santos e Vargas voltarem para Arsenal e Napoli respectivamente.

Os jogadores do Grêmio treinam nesta quarta-feira. O próximo jogo oficial ocorre no domingo, às 16h, contra o Náutico, no estádio Alfredo Jaconi. O duelo marca estreia pelo Campeonato Brasileiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Preferências de Luxa dividem elenco do Grêmio e moldam comportamentos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol