Topo

Novas denúncias sobre corrupção colocam mais uma vez o futebol sob suspeita; entenda

Europol investiga esquema de manipulação de jogos de futebol no mundo Imagem: AFP PHOT / ANP / ROBIN VAN LONKHUIJSEN

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 06h00

A caça aos manipuladores de partida de futebol tem sido cada vez mais intensa e as suspeitas de corrupção em jogos dos mais diversos torneios aumentou após a Europol, organização europeia de polícia, divulgar que investiga a ação de criminosos quase 800 jogos, de mais de 15 países no mundo todo. A Fifa reagiu, mas diz que não consegue combater o problema sozinha.

“A combinação e manipulação de resultados de partida é um problema global e que não vai desaparecer amanhã. A Fifa está empenhada em combater este problema, mas não conseguiremos sozinhos”, disse o diretor de Segurança da Fifa, Ralf Mutschke.

A investigação da Europol mostra que a rede de corrupção internacional no futebol, gerou cerca de 8 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões) entre 2009 e 2011 e que 2 milhões de euros (R$ 5,4 milhões) em subornos.

Segundo a organização, as apostas seriam feitas pela internet e por telefone e a o grupo criminoso teria como centro de comando a Ásia por conta das regras menos rígidas do que na Europa. 

Partidas de diversas competições, entre elas algumas da Liga dos Campeões, o maior torneio entre clubes do mundo, estão sob investigação. De acordo com o jornal Ekstra Bladet, uma das partidas com o resultado manipulado foi a vitória do Liverpool sobre o Debrecen, da Hungria, por 1 a 0, no primeiro jogo da fase de grupos da temporada 2009/2010. Há um outro empate na lista, porém os times envolvidos não foram divulgados. 

Duas partidas da Liga Europa 2009 estão sob investigação: Fenerbahce contra Honved-HUN, e Rapid Viena-AUT contra Vllaznia Shkoda-ALB.  Na Europa, a organização policial diz que são cerca de 380 partidas sob investigação, enquanto 300 jogos na África, na Ásia e nas Américas Central e do Sul estão na mira. Confira alguns números e dados da investigação:

O QUE A FIFA DIZ?

“A combinação e manipulação de resultados de partida é um problema global e que não vai desaparecer amanhã. A Fifa está empenhada em combater este problema, mas não conseguiremos sozinhos. A cooperação entre a aplicação da lei e as organizações desportivas precisa ser fortalecida. O apoio dos órgãos de aplicação da lei, as investigações legais, e as sanções mais duras em última análise, são necessários”, disse o diretor de Segurança da Fifa, Ralf Mutschke.

VEJA IMAGENS DO JOGO ACUSADO DE TER SIDO MANIPULADO

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novas denúncias sobre corrupção colocam mais uma vez o futebol sob suspeita; entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol