Topo

Joel sobrevive a resultados isolados e vive altos e baixos no Fla; veja momentos

Joel Santana oscila entre momentos de tensão e sorrisos no comando do Flamengo Imagem: André Portugal/ VIPCOMM e Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/07/2012 06h10

Em pouco mais de cinco meses de Flamengo nesta sua nova passagem pelo clube, Joel Santana ainda não conseguiu a tranquilidade necessária para comandar o time. Após um início relativamente calmo, o treinador tem convivido ultimamente com as ameaças de demissão pela falta de um padrão tático em sua equipe. Inseguro no cargo desde as eliminações no Carioca e na Libertadores, o experiente técnico experimenta altos e baixos na sua curta trajetória e se vê pressionado a cada partida.

Os resultados, que costumam derrubar ou sustentar técnicos, parecem ser irrelevantes. A vontade de alguns dirigentes próximos à presidência é que tem dado o tom dessa "corda bamba". A situação de momento reflete bem o dia a dia de Joel nos últimos meses. Mesmo com uma derrota, o treinador está mantido no cargo, já que o foco agora é a contratação de um camisa 10 e a diretoria deixou de lado a busca por um novo técnico.

Veja também

Em outras oportunidades, nem mesmo a vitória era capaz de mantê-lo, já que vice-presidentes e diretores argumentavam que o time não apresentava uma evolução em campo. O UOL Esporte separou uma lista de altos e baixos para mostrar como tem sido a pressão sobre Joel Santana nos últimos meses. Na linha tênue entre demissão e continuidade, o treinador vai se equilibrando como pode para não cair.

EM BAIXA PELA PRIMEIRA VEZ: ELIMINADO NO CARIOCA E NA LIBERTADORES

Clique para acessar conteúdo externo

Eliminado precocemente das duas competições do primeiro semestre, Joel Santana esteve em baixa após os fracassos na Libertadores e no Carioca. Questionado por diretores e vice-presidentes, o técnico conviveu com a pressão por sua demissão durante quase todo o mês de "férias", entre as derrotas e a estreia no Campeonato Brasileiro. O comandante rubro-negro acabou salvo por conta de uma economia do clube. A presidente Patricia Amorim não queria ter que arcar com mais uma multa milionária por rescisão de contrato com o técnico.

EM ALTA COM A CHEGADA DE ZINHO

Clique para acessar conteúdo externo

A pressão pela sua demissão durante o período de jogos foi amenizada pela alta multa rescisória em um primeiro momento. Posteriormente, a chegada de Zinho salvou Joel Santana. Com um perfil conciliador e um discurso profissional, o novo diretor-executivo do futebol rubro-negro julgou que uma mudança às vésperas do início de mais uma competição. Para ele, o trabalho do técnico só poderia ser avaliado no decorrer do campeonato e após a chegada de reforços.

EM BAIXA NOVAMENTE APÓS INÍCIO RUIM NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Clique para acessar conteúdo externo

Joel ganhou um voto de confiança do diretor Zinho, mas não conseguiu corresponder. Nos três primeiros jogos, o time apenas empatou e tornou o ambiente insustentável mais uma vez. Em seguida, uma vitória tímida sobre o time reserva do Santos e um triunfo sobre o Coritiba. Os resultados positivos não amenizaram a pressão. A derrota para o Grêmio em Porto Alegre decretou o fim da paciência da diretoria, que, mesmo sem admitir, passou a buscar técnicos no mercado para substitui-lo.

"EM ALTA": FALTA DE OPÇÕES E FOCO EM CAMISA 10 DÃO NOVA SOBREVIDA A JOEL

Clique para acessar conteúdo externo

Com uma campanha irregular, Joel poderia ser demitido em caso de nova derrota no clássico contra o Fluminense. O time perdeu mais uma: 1 a 0. No entanto, a falta de opções no mercado de técnico e o foco da diretoria na contratação de um camisa 10 acabaram salvando o Natalino mais uma vez. Mesmo em baixa e sem prestígio com elenco e cúpula do futebol, o treinador conseguiu se manter "em alta" e no cargo até a próxima partida, contra o Bahia, em Pituaçu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joel sobrevive a resultados isolados e vive altos e baixos no Fla; veja momentos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol