Topo

Campeões inéditos, volta por cima e despedidas marcam temporada na Europa; relembre

Drogba anunciou saída do Chelsea após título inédito da Liga dos Campeões Imagem: REUTERS/Paul Hackett

Do UOL, em São Paulo

26/05/2012 06h01

A temporada 2011/12 terminou na Europa e reservou diversas surpresas e decepções para os torcedores. Da festa do Chelsea pelo cobiçado título da Liga dos Campeões ao adeus de Josep Guardiola do Barcelona, passando pela sensacional briga pela taça no Campeonato Inglês, houve campeões inéditos, despedidas e a volta por cima de times tradicionais.

Veja também

No principal torneio interclubes do continente, o Chelsea celebrou a conquista inédita da Liga dos Campeões, principal objetivo de seu dono, o magnata russo Roman Abramovich. O time inglês calou o estádio Allianz Arena ao derrotar o Bayern de Munique na decisão por pênaltis. O clube alemão teve ‘vocação’ pelo vice nesta temporada: foi derrotado pelo Borussia Dortmund na final da Copa da Alemanha e viu o rival comemorar o bi na Bundesliga.

No Campeonato Inglês, Manchester City e Manchester United fizeram uma emocionante disputa pelo título, decidido apenas nos minutos finais da última rodada. A épica virada do City sobre o Queen’s Park Rangers decretou o fim do jejum de 44 anos do clube sem conquistar o título nacional. Tevez, envolvido em polêmica com o técnico Roberto Mancini, até “tirou uma casquinha” do seu ex-time.

Na Itália, dois clubes tradicionais voltaram a viver tempos de glória. A Juventus sagrou-se campeã da Serie A de forma invicta, superando o Milan. O time de Turim deu a volta por cima após seu envolvimento no escândalo de manipulação de resultados que assolou o futebol do país, fez a Juve perder dois títulos (2004/05 e 2005/06) e ser rebaixada para a segunda divisão. A Vecchia Signora, porém, viu o Napoli fazer a festa na Copa da Itália. Foi o primeiro título da equipe napolitana desde a saída do ídolo Diego Maradona, em 1991.

O Barcelona viveu uma temporada marcante - nem tanto pelos títulos, mas sim pela saída de seu treinador. A “era Guardiola” terminou com a conquista da Copa do Rei, em uma espécie de prêmio de consolação após o Real Madrid levar a taça do Espanhol e o Barca ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Chelsea.

O futebol espanhol ainda se destacou na decisão da Liga Europa, quando dois clubes do país disputaram a taça. Melhor para o Atlético de Madri, que derrotou o Athletic Bilbao por 3 a 0 e conquistou o título. Já a França teve um campeão inédito: o Montpellier, que levou a melhor sobre o “novo rico” Paris Saint-Germain.

Confira um resumo de como foi a temporada nos principais torneios da Europa:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Campeões inéditos, volta por cima e despedidas marcam temporada na Europa; relembre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol