Topo

Copa Africana-2012 lamenta ausências, aposta em brasileiros e tem até 'vaquinha'

Atual tricampeão africano, Egito deu vexame nas eliminatórias e está fora da CAN-2012 Imagem: Reuters/Finbarr O?Reilly

Do UOL, em São Paulo

21/01/2012 06h01

“Terror” para muitos clubes europeus, a Copa Africana de Nações terá sua 28ª edição sem algumas das principais seleções do continente. A partir deste sábado, 16 equipes iniciam a disputa para ver qual delas ocupará o lugar do Egito. Os Faraós, maiores vencedores da CAN (sete taças) e atuais tricampeões do torneio, foram surpreendidos nas eliminatórias e nem conseguiram se classificar.

CAN-2012 - JOGOS DA 1ª RODADA*

GRUPO A21/1, 16h30 - G. Equatorial x Líbia**
21/1, 19h - Senegal x Zâmbia**
GRUPO B22/1, 14h - Costa do Marfim x Sudão
22/1, 17h - Burkina Fasso x Angola
GRUPO C23/1, 14h - Gabão x Níger***
23/1, 17h - Marrocos x Tunísia
GRUPO D24/1, 14h - Gana x Botsuana ***
24/1, 17h - Mali x Guiné
  • *horários de Brasília
  • ** jogos com transmissão da ESPN
  • *** jogos com transmissão da ESPN Brasil

O torneio deste ano será realizado em dois países: Gabão e Guiné Equatorial, cada um com duas cidades-sede (Libreville/Franceville e Malabo/Bata, respectivamente). A partida de abertura da CAN-2012 terá os guinéu-equatorianos em campo contra a Líbia. A decisão, em 12 de fevereiro, será disputada em território gabonense.

O campeão desta edição da Copa Africana, porém, não se classificará para a Copa das Confederações-2013. O representante sairá da CAN-2013; a partir do próximo ano, a competição continental passa a ser realizada em anos ímpares para não coincidir com o calendário da Copa do Mundo.

Sem algumas das seleções mais tradicionais na disputa, Costa do Marfim, Senegal e Gana aparecem como principais candidatas ao título. Para os marfinenses, trata-se da última chance da geração de Didier Drogba conquistar a taça. O atacante do Chelsea, de 33 anos, deseja apagar as recentes decepções dos Elefantes – eliminações na CAN-2010 (para a Argélia, nas quartas de final) e na Copa do Mundo-2012 (não passou da fase de grupos, quando teve Brasil e Portugal como adversários em sua chave).

Os senegaleses apostam na força de seus atacantes. Mamadou Niang, Moussa Sow, Papiss Cissé e Demba Ba contam com a experiência adquirida no futebol europeu para fazer a equipe se destacar novamente – em 2002, os Leões de Teranga chegaram às quartas de final da Copa do Mundo. Gana, por sua vez, foi finalista da CAN-2010 e foi a melhor seleção africana do último Mundial, quando foi eliminada pelo Uruguai nas quartas em partida emocionante.

As partidas da Copa Africana de Nações serão transmitidas ao vivo pela ESPN e ESPN Brasil, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Conheça mais algumas curiosidades sobre a CAN-2012:

AS AUSÊNCIAS DE ALGUMAS DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO CONTINENTE

Clique para acessar conteúdo externo

Maior campeão continental e atual tricampeão da CAN, o Egito deu vexame nas eliminatórias e foi o lanterna de seu grupo. Camarões também tropeçou e viu Senegal ficar com a vaga de sua chave. Togo nem disputaria as eliminatórias, já que havia sido suspenso por não disputar a última edição – a delegação foi vítima de um ataque em Angola. A federação local conseguiu reverter a decisão, mas deu vexame em campo. A Nigéria também ficaria fora do torneio classificatório após ser punida pelo governo, que recuou após ameaça da Fifa. No entanto, os nigerianos fracassaram e foram superados por Guiné.

CLUBES EUROPEUS DE CABELOS EM PÉ

A ausência de algumas das principais seleções africanas na CAN-2012 aliviou um pouco os times da Europa, mas eles ainda sofreram algumas baixas importantes. O Chelsea cedeu Drogba (foto) e Kalou (ambos da Costa do Marfim). Os marfinenses também tiraram Yaya e Kolo Touré do Manchester City e Gervinho do Arsenal. O Olympique de Marselha cedeu os irmãos André e Jordan Ayew (Gana), Kaboré (Burkina Fasso) e Diawara (Senegal).

Clique para acessar conteúdo externo

ELES VERÃO A CAN-2012 PELA TELEVISÃO

Clique para acessar conteúdo externo

Alguns dos principais jogadores africanos não desfilarão seu talento pelos gramados do Gabão e de Guiné Equatorial. Samuel Eto’o (Camarões), Emmanuel Adebayor (Togo), John Obi Mikel (Nigéria) e Mohamed Zidan (Egito) pagam pela eliminação de suas respectivas seleções. Já os ganenses Michael Essien (lesionado) e Richard Kingson não foram convocados.

ÁFRICA DO SUL COMEMORA, MAS NÃO SE CLASSIFICA

Uma das cenas mais bizarras das eliminatórias da CAN-2012 foi protagonizada pela África do Sul. Após o empate sem gols com Serra Leoa, os jogadores comemoraram, deram volta olímpica e vibraram com a torcida pela “classificação”. Na verdade, os Bafana Bafana estavam eliminados. O engano ocorreu porque os sul-africanos, que terminaram empatados com Níger e Serra Leoa, achavam que o desempate seria feito pelo saldo de gols. Pelo regulamento, porém, o confronto direto era o primeiro critério, para comemoração (esta sim verdadeira) dos nigerinos. Relembre a festa sul-africana

Clique para acessar conteúdo externo

ESTREANTE, GUINÉ EQUATORIAL APOSTA EM TREINADOR BRASILEIRO

Clique para acessar conteúdo externo

Pela primeira vez, Guiné Equatorial participará de uma Copa Africana. Se dependesse de seu desempenho em campo, a equipe talvez nunca tivesse esta chance: é a que tem a pior posição no ranking da Fifa (151ª) entre as 16 seleções. Para fazer bonito diante de sua torcida, a federação local escolheu um treinador brasileiro. Gilson Paulo, de 62 anos, trabalhou nas categorias de base do Vasco e substituiu Henri Michel. Sua principal dificuldade foi lidar com o número excessivo de jogadores naturalizados, em uma tentativa de melhorar o nível do time. Há até um brasileiro que vestirá a camisa de Guiné Equatorial: o goleiro Danilo, de 29 anos, que atua no América-PE.

BRASILEIRO COMANDA A SELEÇÃO LÍBIA APÓS REVOLUÇÃO NO PAÍS

As imagens do ditador Muammar Gaddafi morto ainda estão vivas na memória dos líbios. Em meio ao caos e ao clima tenso no país por conta dos diversos atos de violência, o treinador Marcos Paquetá voltou ao Brasil. A equipe se viu forçada a mandar suas partidas pelas eliminatórias em outros países. Mesmo diante das dificuldades, a Líbia se classificou. “Temos que aproveitar este momento tão importante para os jogadores e para o povo líbio”, disse o brasileiro. Veja as expectativas do técnico

Clique para acessar conteúdo externo

GABÃO E O GRAMADO CRITICADO PELOS BRASILEIROS

Clique para acessar conteúdo externo

O dia 10 de novembro de 2011 entrou para a história do futebol gabonense. Afinal, a seleção recebeu o Brasil para um amistoso, que marcou a inauguração do estádio Angondjé – um dos palcos da CAN-2012. No entanto, a partida chamou a atenção por outra coisa: o péssimo estado do gramado, muito criticado pelos brasileiros. A equipe de Mano Menezes venceu por 2 a 0 e os gabonenses trabalharam para melhorar as condições do campo. Relembre como foi o jogo

 

NÍGER RECORRE A “VAQUINHA” PARA JOGAR

A seleção de Níger surpreendeu nas eliminatórias ao se classificar em um grupo com rivais como Egito e África do Sul. A primeira participação dos nigerinos na CAN, porém, esteve ameaçada por questões financeiras. Djamila Ferdjani (foto), presidente do Comitê Nacional, apelou para o povo e pediu doações para a equipe, com o intuito de completar o orçamento previsto de dois milhões de euros. O esforço deu resultado.

Clique para acessar conteúdo externo

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Copa Africana-2012 lamenta ausências, aposta em brasileiros e tem até 'vaquinha' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte