PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Que casa seu time seria em Game of Thrones?

Divulgação/HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 04h00

Rivalidades, batalhas campais, politicagem e polêmicas. O futebol brasileiro tem um quê de "Game of Thrones" e por isso o UOL Esporte ?decidiu imaginar que clube seria qual casa na saga criada por George R.R. Martin para os livros.

O escritor americano publicou somente cinco das sete obras previstas. Enquanto os leitores aguardam a conclusão no papel, no entanto, a série adaptada à televisão pela HBO já ultrapassou todos os pontos da história, embora de uma maneira mais sintetizada.

Comparando história e acontecimentos recentes do futebol nacional com os acontecimentos do "passado e presente" de Westeros e Essos, tentamos encaixar os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, mais o Internacional, com as principais casas das "Crônicas de Gelo e Fogo". Atenção: o texto contém spoilers das últimas temporadas e livros da saga.

Confira o resultado (e cuidado com spoilers!)

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Corinthians: Casa Targaryen

    Ambos foram à ruína ? Corinthians com o rebaixamento em 2007, Targaryen com o exílio de Daenerys e Viserys, seus únicos sobreviventes ?, mas se reestruturou e construiu bases sólidas para brigar pela liderança na elite. Tudo bem que Daenerys ainda não chegou ao topo, mas com três dragões ao seu lado, as chances são positivas.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Grêmio: Casa Stark

    Clube e casa são de regiões frias ? norte de Westeros e sul do Brasil ?, tiveram suas lideranças derrubadas no passado recente mas se reergueram com comandantes conhecidos de longa data, casos do técnico Renato Gaúcho e de Jon Snow - com aquela ajudinha básica de Sansa Stark.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Santos: Casa Dayne

    além de serem a casa do maior jogador de todos os tempos, Pelé, e do maior guerreiro de Westeros, Arthur Dayne, Santos e os Dayne têm mais uma semelhança: não fazem parte do grande centro urbano de suas regiões. Mesmo assim, são respeitados e equiparados aos colegas regionais.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Flamengo: Casa Tyrell

    Tanto a casa quanto o clube têm uma base administrativa estável, poderio de ataque e financeiro. Ainda assim, os dois sofreram golpes traumáticos recentes: os Tyrell com a perda de herdeiros no final da sexta temporada de "Game of Thrones" e o Flamengo com a eliminação precoce da Libertadores.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Sport: Casa Clegane

    Diego Souza e Vanderlei Luxemburgo: dois profissionais renomados na profissão, com histórico de sucesso e conhecidos de longa data. O mesmo se aplica aos dois irmãos da casa Clegane, Sandor e Gregor. Guerreiros formidáveis, reconhecidos como os melhores no que fazem ? ok, Gregor não é o mesmo do passado, mas segue em jogo na trama da série.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Palmeiras: Casa Lannister

    Imponentes financeiramente, time e casa montaram um esquadrão forte para a guerra e chegaram ao topo no final da última temporada - seja da série ou do Campeonato Brasileiro. No entanto, os dois enfrentam dificuldades para administrar todo o poder conquistado - e, no caso palmeirense, a expectativa construída com novos reforços.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Botafogo: Casa Mormont

    O Botafogo vivia um momento complicado em 2016 com Ricardo Gomes à frente do time. O treinador saiu, o jovem Jair Ventura assumiu e recolocou o clube no caminho das vitórias. Da mesma forma que Jair recuperou o respeito do Botafogo, a jovem Lyanna Mormont apareceu como nova líder de uma das grandes casas do norte de Westeros, uma das principais aliadas dos Stark no final da sexta temporada e início da sétima de ?Game of Thrones?.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Cruzeiro: Casa Tully

    Um dos maiores clubes do país, o Cruzeiro sempre se manteve na primeira divisão nacional e, nas duas últimas décadas, viveu momentos de glórias com três títulos nacionais. A casa Tully, uma das sete grandes do universo de "Game of Thrones", sempre apareceu como uma potência na história, resistindo a cercos de exércitos rivais mais fortes - até que Edmure Tully cedeu aos pedidos de Jaime Lannister e cedeu o castelo de Correrio na sexta temporada.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Fluminense: Casa Hightower

    Tanto clube como casa têm uma relação próxima à religião. O Fluminense tem o Papa João Paulo II como seu padroeiro, enquanto os Hightower são a casa mais próxima da Citadela da Fé dos Sete, tendo participado de forma importante na fundação da sede da ordem religiosa.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Vasco: Casa Frey

    Como em outras comparações já feitas, comando de casa e clube têm uma semelhança: um senhor que está no cargo há um longo tempo e tomou ações controversas. Eurico Miranda é uma figura pouco querida por rivais, assim como Walder Frey ? este em um patamar ainda maior, graças às ações que tomou na história da série.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Atlético-MG: Casa Greyjoy

    O Atlético-MG ficou um longo tempo sem conquistas fora de sua região, mas nos últimos anos mostrou porque é um dos grandes clubes do país, vencendo Libertadores e Copa do Brasil. Os Greyjoy, por sua vez, ganharam poder ao longo da história das ?Crônicas de Gelo e Fogo? com as conquistas de Euron Greyjoy desde sua ?eleição? como rei das Ilhas de Ferro.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Bahia: Casa Karstark

    Bahia e a casa Karstark são grandes e respeitados em suas regiões, possuindo rivalidade com Vitória e os Bolton. Assim como o clube baiano, de grandes glórias passadas (bicampeonato brasileiro, levando em consideração a Taça Brasil), os Karstark são descendentes diretos dos Stark, principal casa do norte.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Coritiba: Casa Dondarrion

    O Coritiba já caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro e voltou em quatro ocasiões e, quando esteve na elite do futebol brasileiro, teve bons momentos e incomodou os times que costumam ficar no topo da tabela. As idas e vindas podem ser comparadas com as várias mortes de Beric Dondarrion, revivido seis vezes por Thoros de Myr e uma pedra no sapato de outros lordes. Ao contrário de Beric, no entanto, o Coritiba não abandonou sua casa às moscas e morreu de vez.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Ponte Preta: Casa Reed

    A casa Reed não é das maiores do norte, porém é crucial na história de "Game of Thrones" - vide os acontecimentos na Torre da Alegria, lembrados como flashback na sexta temporada da série. A Ponte Preta tem um perfil parecido, embora não seja aliada de seus rivais da capital e litoral. Também tem participação crítica em eventos marcantes no passado, como a final do Campeonato Paulista de 1977.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Chapecoense: Casa Baelish

    Petyr Baelish, o Mindinho, era um personagem secundário na história de ?Game of Thrones? que cresceu na hierarquia graças ao bom planejamento. Até alguns anos atrás, a Chapecoense era pouco conhecida no Brasil, mas foi subindo de patamar e passou a incomodar times de maior expressão, se firmando na elite nacional nos últimos anos. (O brasão usado antecede a mudança de imagem adotada por Petyr)

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Atlético-PR: Casa Martell

    Sob a direção de Mario Celso Petraglia, o Atlético-PR aparenta funcionar de uma forma diferente de outros clubes do país. Da mesma maneira, a casa Martell tem tradições que diferem muito das demais grandes casas de Westeros, em parte pelo isolamento no sul do continente.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    São Paulo: Casa Arryn

    Os dois têm problemas administrativos. O clube paulista parece sem rumo sob o presidente Leco, que mudou o planejamento diversas vezes em pouco mais de um semestre de 2017. A casa Arryn, por sua vez, tem um rei com dificuldades para liderar.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Avaí: Casa Tarth

    As semelhanças geográficas são o principal ponto comparativo entre Avaí e a casa Tarth, famosa pela guerreira Brienne, uma das personagens favoritas dos fãs de ?Game of Thrones?. O arco dela pode ser comparado ao do Avaí recentemente: presença frequente na elite, mas com momentos de baixa e obscuridade.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Vitória: Casa Bolton

    Forte regionalmente, a temporada do Vitória tem um arco semelhante ao da Casa Bolton na sexta temporada de ?Game of Thrones?: início invicto, inabalável, mas o que veio depois não foi agradável. Ao menos para o clube baiano, ainda faltam meses para salvar o ano.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Atlético-GO: Casa Tarly

    Quem é cara mais conhecida do Atlético-GO? O atacante Walter. Da casa Tarly, Sam é o principal personagem na história de ?Game of Thrones?. Ambos têm o sobrepeso como característica em comum e não tem representado uma ameaça à concorrência ? seja nas guerras de Westeros ou no Campeonato Brasileiro.

  • A Wiki of Ice and Fire/Reprodução

    Internacional: Casa Baratheon

    Os Baratheon eram uma das grandes casas de Westeros, mas acabaram arrasados com as mortes de Robert, Renly e Stannis. Situação parecida com o Inter, um dos maiores clubes do país e potência por um longo período na elite, mas vive um momento quase inexplicável de fraqueza.

Futebol