PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Pato decisivo, golaço de Douglas Costa e Gabigol "amarelado" em 2 minutos

Pato (esquerda) comemora gol em vitória do Villarreal no Campeonato Espanhol - Miguel Riopa/AFP
Pato (esquerda) comemora gol em vitória do Villarreal no Campeonato Espanhol Imagem: Miguel Riopa/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/12/2016 06h00

Aos poucos, o atacante Alexandre Pato vai reconstruindo sua reputação no futebol europeu. O atacante do Villarreal foi o grande destaque da vitória de sua equipe no sábado, sobre o Sporting Gijón, pelo Campeonato Espanhol, com um gol, uma assistência e boa participação coletiva.

Pato foi um dos brasileiros que brilharam no final de semana ao redor do planeta, assim como Douglas Costa. O atacante da seleção foi decisivo em vitória do Bayern de Munique no Campeonato Alemão.

Mas nem tudo saiu bem para os brasileiros no futebol internacional durante o final de semana. A fase da Inter de Milão na Itália não é das melhores. Mesmo com vitória sobre o Sassuolo pelo Campeonato Italiano, o time lamentou as participações individuais de Gabigol e Felipe Melo, que foram mal no aspecto disciplinar. No Barcelona, a sina de Neymar continua.

Confira abaixo como foi o desempenho de Pato, Douglas Costa, Gabigol, Felipe Melo e de outros brasileiros em ação pelo mundo no último final de semana: 

Foram bem

  • Miguel Riopa/AFP

    Alexandre Pato brilhou no individual e no coletivo

    O atacante quebrou um jejum de oito jogos no futebol europeu no sábado, ao marcar o terceiro do Villarreal na vitória por 3 a 1 sobre o Sporting Gijón, pelo Campeonato Espanhol. Pato participou de todos os gols da partida e foi um dos destaques do seu time em campo.

    No primeiro, marcado por Jonathan dos Santos, o brasileiro disputou a bola na meia-lua e abriu o jogo para a ponta esquerda, de onde veio o cruzamento que encontrou o mexicano para abrir o placar, aos 11min. O segundo foi "roubado" por Sansone. Pato se livrou de três marcadores em jogada individual e finalizou. A bola se encaminhava para o gol, mas o colega de ataque preferiu garantir e mandar para as redes, aos 19min. Mas Sansone retribuiu o favor na etapa complementar, deixando o ex-são-paulino em ótima posição para fazer o terceiro, na pequena área. Leia mais

  • Ralph Orlowski/Reuters

    Golaço de Douglas Costa mantém a liderança do Bayern na Alemanha

    O brasileiro decidiu a favor do time de Munique na complicada partida fora de casa contra o Darmstadt. O Bayern só conseguiu o gol da vitória no final, em uma cobrança de falta ensaiada. No lance, aos 26min do segundo tempo, Thiago Alcântara rolou para Douglas Costas, que acertou o ângulo do goleiro rival com um chute violento de perna esquerda.

    Graças à vitória (e ao gol de Douglas Costa), o Bayern chegou aos 36 pontos, mesma pontuação do RB Leipzig - mas o time de Munique tem a vantagem no saldo de gols. As duas equipes se enfrentam na próxima rodada do Alemão. Leia mais

  • AP Photo/Shizuo Kambayashi

    Marcelo e Casemiro são campeões do mundo no Japão

    Os dois brasileiros foram titulares do Real Madrid e permaneceram em campo durante os 120 minutos na decisão do Mundial da Fifa, contra o Kashima Antlers. "Primeiro muito feliz pelo título. Sem dúvida um ano incrível para nós, mas não podemos baixar a guarda que ainda falta Liga, Champions, Copa do Rei, e queremos ganhar todos. É uma final, sabíamos que ia ser difícil, lutamos até o fim e isso é o Real Madrid, tem que acreditar até o fim", comentou Casemiro após a vitória por 4 a 2, na prorrogação. Leia mais

  • Cameron Spencer/Getty Images

    Bobô representa o Brasil com gol na Austrália

    Você lembra dele? O ex-atacante de Corinthians e Grêmio (à direita na foto acima) atualmente defende as cores do Sydney FC, na liga da Austrália. No sábado, Bobô marcou o terceiro gol na vitória de sua equipe sobre o Perth Glory, por 4 a 1, fora de casa. No lance, o jogador recebeu passe nas costas da zaga e teve calma para tocar de perna esquerda, na saída do goleiro adversário.

Quem foi mal

  • REUTERS/Albert Gea

    Neymar segue em jejum

    Mesmo com a vitória confortável do Barcelona sobre o Espanyol por 4 a 1, Neymar não conseguiu acabar com o jejum de gols. O brasileiro não balança as redes pelo clube em partidas oficiais há nove jogos. O último tento do camisa 11 aconteceu na goleada sobre o Manchester City por 4 a 0, no Camp Nou, pela Liga dos Campeões, em 19 de outubro.

  • Elisabetta/Baracchi/ANSA/AP

    Gabigol entra nos acréscimos e leva amarelo. Felipe Melo é expulso

    Em má fase na Itália, a Inter de Milão conseguiu um grande resultado no domingo, ao ganhar do Sassuolo fora de casa, por 1 a 0, gol de Candreva. Mas a participação dos brasileiros do time não figurou entre os destaques positivos.

    Até o domingo, Gabriel Barbosa havia jogado somente 16 minutos pela Inter. Contra o Sassuolo, o ex-santista entrou somente aos 46min do segundo tempo e, mesmo com pouco tempo em campo (só 2 minutos), recebeu um cartão amarelo por chutar uma bola longe, quando a arbitragem já havia paralisado uma jogada.

    Outro brasileiro da Inter que pecou no aspecto disciplinar foi Felipe Melo. Também nos acréscimos, o volante recebeu o segundo cartão amarelo, após uma entrada por trás em um adversário, e acabou expulso. Leia mais

  • Reuters / Issei Kato

    Fabricio foi fominha quando o Kashima empatava com o Real por 2 a 2

    O atacante entrou no segundo tempo, no lugar de Ogasawara, e teve alguns momentos de participação na eletrizante final do Mundial de Clubes. Numa jogada já na prorrogação, quando o placar apontava igualdade por 2 a 2, o brasileiro partiu para cima de Sergio Ramos, deu uma pedalada, mas perdeu a bola, ignorando a passagem de um colega de time a sua esquerda, livre. Leia mais

  • Xinhua/David Klein/PA Wire/ZUMAPRESS

    Willian apagado em vitória do líder Chelsea

    O jogador da seleção brasileira teve partida pouco inspirada na vitória do Chelsea sobre o Crystal Palace, fora de casa, no sábado. O meio-campo foi bastante criticado pelos torcedores do time nas redes sociais pela apatia no setor de criação. Mesmo assim, sua equipe venceu pela 11ª vez seguida e segue com folgas na liderança da Premier League.

  • AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO

    Gérson foi discreto em derrota da Roma em clássico da Itália

    A ex-revelação do Fluminense teve participação apenas discreta na derrota da Roma por 1 a 0 para a Juventus, fora de casa, no embate entre as duas melhores equipes na classificação da Série A. O jovem brasileiro pegou pouco na bola e acabou substituído por Mohamed Salah no intervalo da partida. Leia mais

  • Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

    Ganso ficou no banco na goleada de 4 a 1 do Sevilla

    Mais uma vez, o ex-meia do São Paulo não saiu do banco durante uma partida de seu time no Campeonato Espanhol. O técnico Jorge Sampaoli manteve Ganso entre os reservas, enquanto sua equipe derrotava o Málaga com facilidade, pelo placar de 4 a 1.

Esporte