PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Ligação de Mourinho e mensagem à lavanderia: o adeus de Van Gaal ao United

Louis Van Gaal foi demitido do Manchester United; José Mourinho deve substituí-lo - Oli Scarff/AFP Photo
Louis Van Gaal foi demitido do Manchester United; José Mourinho deve substituí-lo Imagem: Oli Scarff/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 09h20

O Manchester United confirmou as especulações dos últimos meses e anunciou a saída do técnico Louis Van Gaal nesta segunda-feira. Embora tenha sido campeão da Copa da Inglaterra 2015/2016, o time decepcionou nas principais competições da temporada – foi o quinto colocado do Campeonato Inglês e caiu ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

O nome mais cotado para assumir o United é o do português José Mourinho, sem clube desde que foi demitido do Chelsea no decorrer da temporada. E Mourinho foi justamente um dos “protagonistas” da despedida de Van Gaal – que incluiu ainda palavras a funcionários do clube e ao ex-treinador Alex Ferguson, que comandou o próprio United entre 1986 e 2013.

Sabe como foi o último dia de Louis Van Gaal no Manchester United? O UOL Esporte te conta.

O adeus do holandês ao Manchester United

  • Reuters / Tony O'Brien

    Telefonema de Mourinho

    Segundo o jornal Daily Mirror, José Mourinho telefonou para Louis Van Gaal para conversar a respeito da passagem de bastão no Manchester United. A ideia do português era falar sobre as conversas com o clube e dar detalhes ao holandês, de forma a manter uma relação amistosa entre eles - os dois trabalharam juntos no Barcelona na década de 90.

  • Carl Recine/Reuters

    Palavra de dirigente

    Coube ao vice-presidente executivo do Manchester United, Ed Woodward (foto), anunciar a demissão de Van Gaal. "Ele se comportou com grande profissionalismo e dignidade até aqui. Ele nos deixa com o legado de ter dado a vários jovens jogadores a confiança de mostrar suas habilidades no mais alto patamar", comunicou Woodward em nota, sem anunciar o nome do sucessor do holandês.

  • Stefan Wermuth/Reuters

    Comunicado em casa

    Woodward foi pessoalmente à casa de Van Gaal anunciar a demissão. Segundo o jornal The Times, o técnico se mostrou surpreso, embora os rumores fossem recorrentes.

  • AP Photo/Tim Ireland

    Carta de despedida

    Em um comunicado oficial, Louis Van Gaal se disse "imensamente orgulhoso" pela conquista da Copa da Inglaterra, a 12ª da história do clube. Entretanto, admitiu estar “muito desapontado por não completar o plano de três temporadas de contrato”. "Espero que o título da Copa da Inglaterra dê ao clube a base para se construir na próxima temporada, de forma a restaurar o sucesso que esta apaixonada torcida deseja", completa a nota.

  • Darren Staples/Reuters

    Agradecimentos a todos

    Ainda em seu comunicado, Van Gaal fez questão de agradecer a todos por sua passagem pelo Manchester United. Não apenas jogadores e dirigentes, mas também a diversos funcionários e ex-funcionários do clube. "Sou profundamente grato a cada empregado do clube - a equipe científica, o departamento médico, os roupeiros, a lavanderia, a administração, a assessoria de imprensa, a comissão técnica, as categorias de base, os responsáveis por gramados, os nutricionistas, tanto em Old Trafford quando no CT de Carrington", disse. "Nunca, em meus 25 anos como treinador, tive um apoio tão bom para desempenhar meu papel."

  • Clive Brunskill/Getty Images

    Última despedida

    "Finalmente, meu agradecimento especial a Sir Alex Ferguson e a Sir Bobby Charlton por sempre terem feito com que eu e minha família nos sentíssemos bem-vindos durante minha passagem como técnico do Manchester United", encerrou Van Gaal. Charlton, ídolo do clube, é um dos integrantes da diretoria desde a década de 80.

  • Best Photo Agency & C / Pier Gia

    Rescisão

    O encerramento prematuro de contrato vai valer a Louis Van Gaal uma polpuda multa rescisória: pela decisão de demitir o treinador um ano antes do combinado em contrato, o Manchester United pagará a ele 4,5 milhões de libras (cerca de R$ 23,3 milhões).

Esporte