PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Capitais do futebol: 10 cidades que chamam atenção pelo número de times

Do UOL, em São Paulo

20/10/2017 04h00

  • São Paulo

    Uma cidade, 20 títulos nacionais. São Paulo é a capital brasileira mais vitoriosa no futebol graças ao famoso "trio de ferro" formado por Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Tem ainda a Portuguesa, que já chegou na final do Brasileiro, e os pequenos Juventus e Nacional - todos eles possuem estrutura completa com estádio e sede social. Não é à toa que a cidade tem até um Museu do Futebol, sediado no Pacaembu.

  • Wikipedia

    Rio de Janeiro

    É a capital brasileira com mais times campeões nacionais: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo são gigantes que por muito tempo frequentaram o mesmo estádio, o Maracanã. Outros dois clubes já se destacaram no cenário nacional: o América e o Bangu. Sem falar nos tradicionais pequenos como Madureira, Olaria, Portuguesa, Bonsucesso, São Cristóvão... A cidade respira o futebol, que não deixa de ser uma de suas atrações turísticas.

  • Getty Images

    Londres

    Só na primeira divisão do Campeonato Inglês de 2017-2018, a cidade tem cinco times: Chelsea, Arsenal, Tottenham, West Ham e Crystal Palace. Na segunda divisão, mais três: Fulham, Milwall e Queens Park Rangers. Sem falar nas divisões inferiores... Em toda a Europa, nenhuma outra capital abriga tantos clubes profissionais - o que era de se esperar, já que o futebol veio de lá.

  • Divulgação/Boca Juniors

    Buenos Aires

    Famosa pela rivalidade entre Boca e River, frequentemente citada como uma das maiores do futebol mundial, a capital argentina tem muitos, muitos outros times. Tantos que fica difícil citar todos aqui: San Lorenzo, Vélez, Huracán, Argentinos Juniors e All Boys estão entre os mais conhecidos. Isso sem falar naqueles que ficam nos arredores de Buenos Aires: Racing, Independiente, Banfield, Lanús... Em toda a região, existem 36 estádios para mais de 10 mil espectadores, um recorde mundial.

  • REUTERS/Jean-Paul Pelissier

    Istambul

    A capital turca convive com uma das maiores rivalidades do mundo no futebol: Galatasaray x Fenerbahce. Mas quem dá as cartas por lá agora é o Besiktas, bicampeão nacional e representante do país na Liga dos Campeões. A cidade ainda tem o Istambul Basaksehir, que disputou a pré-Champions e foi para a Liga Europa, e o Kasimpasa, que ainda busca afirmação na primeira divisão da Turquia.

  • Getty Images

    Madri

    O que dizer de uma cidade que decidiu a Liga dos Campeões duas vezes nos últimos quatro anos? Por muito tempo o Real Madrid reinou sozinho na capital espanhola, mas o Atlético de Madri voltou com tudo e reacendeu a rivalidade. Madri ainda é a casa do tradicional Rayo Vallecano. Outros clubes como Leganés e Getafe estão sediados na região metropolitana da cidade.

  • Xinhua/Zhang Liyun

    Lisboa

    Além da rivalidade entre Benfica e Sporting, dois times que frequentam a Liga dos Campeões, a capital portuguesa também é a sede do Belenenses, time da primeira divisão que chegou a ser campeão nacional em 1946. Um pouco mais distante do centro, ainda no distrito de Lisboa, fica o Estoril Praia, clube que disputou a Liga Europa em 2014 e 2015.

  • Getty Images

    Cidade do México

    A capital mexicana é a cidade com mais representantes na primeira divisão do Campeonato Mexicano: Puma, Cruz Azul e o América-MEX, time que tem uma das maiores torcidas do mundo. Tudo isso em um lugar que já sediou duas finais de Copa do Mundo, em 1970 e 1986.

  • Santiago Turismo

    Santiago

    A maior rivalidade da capital chilena é entre Colo-Colo e Universidad de Chile, que fazem o "Superclássico". Mas a cidade ainda tem outro grande clube, a Universidad Católica. E os outros times que disputam a primeira divisão: Unión Española, Audax Italiano e Palestino.

  • Robert Cianflone/Getty Images

    Montevidéu

    Talvez você se lembre apenas de Nacional e Peñarol, os únicos times uruguaios campeões da Libertadores e protagonistas de uma das maiores rivalidades do mundo. Acontece que a capital tem metade da população de todo o país, ou seja, concentra a grande maioria dos times de futebol. Dos 16 clubes que estão na primeira divisão, 14 são de Montevidéu! É muita coisa para uma cidade de 1,5 milhão de habitantes... Entre os que já foram campeões nacionais estão Danubio, Defensor, Montevideo Wanderers e Rampla Juniors.

Futebol