Topo

Uruguai bate Gana com show de Arrascaeta, mas fica fora das oitavas da Copa

Jogadores do Uruguai comemoram gol sobre Gana na Copa do Mundo Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Nicholas Ornelas Barbosa e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

02/12/2022 14h04

Classificação e Jogos

O Uruguai venceu Gana hoje (2) por 2 a 0 com ótima atuação de Arrascaeta, meia do Flamengo, em jogo válido pela 3ª rodada da Copa do Mundo de 2022, no Al Janoub Stadium.

Apesar da vitória uruguaia, foi a Coreia do Sul que passou de fase ao vencer Portugal por 2 a 1. Ambos tiveram quatro pontos e saldo de gols 0, com a vaga sendo decidida no critério de desempate de gols marcados (quatro a favor dos asiáticos contra dois dos sul-americanos). Gana ficou na lanterna do grupo com três pontos.

Protagonista ou antagonista?

As atenções estavam voltadas ao atacante Luis Suárez. Para os uruguaios, herói. Para os ganeses, vilão. A cada toque na bola do experiente atleta, a torcida de Gana presente no estádio emitia sonoras vaias.

O contexto do jogo era perigoso, e as duas seleções sabiam disso. Até por este motivo, a expectativa da torcida de Gana era se vingar da eliminação sofrida em 2010. Embora não fossem ataques hostis, o confronto tinha um peso.

No final da partida, quando os coreanos definiram a vitória sobre Portugal, o atacante chamou a atenção com suas reações emotivas no banco de reservas.

Luis Suárez durante Uruguai x Gana em jogo da Copa do Mundo de 2022, no Qatar Imagem: Raul ARBOLEDA / AFP

O pênalti

Sempre ele. O lance que mudou a partida de 2010 novamente foi fator determinante. Após o goleiro Rochet derrubar Kudus na área, Gana teve a bola na marca da cal para abrir o placar. Houve muitas reclamações uruguaias, capitaneadas por Suárez e Nuñez (recebeu cartão amarelo por discutir com o árbitro).

O roteiro se repetiu: o camisa 10 André Ayew desperdiçou o penal. Diferente de Asamoah Gyan, que chutou por cima do travessão, desta vez foi o goleiro uruguaio que defendeu.

Novamente, o pênalti desperdiçado alterou todo o rumo da partida e fez o Uruguai gostar do jogo.

Rochet defende penalidade batida por Andre Ayew na partida entre Uruguai x Gana na fase de grupos da Copa do Mundo Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Desencantou!

Tabu quebrado: o Uruguai era a única das 32 seleções classificadas que ainda não tinha feito um gol na Copa.

Aos 25 minutos, Suárez recebeu na entrada da área, após furada dupla da zaga de Gana, fintou a defesa e finalizou com força. O goleiro de Gana não conseguiu segurar e deu rebote, jogando a bola para trás. Arrascaeta aproveitou a sobra e, de cabeça, abriu o placar.

E teve mais cinco minutos depois, em nova jogada da dupla Nuñez e Suárez. Arrascaeta aproveitou passe pelo alto do camisa 9 e finalizou de primeira, da entrada da área. Golaço para ampliar o placar. Uruguai 2 a 0.

"É o Arrasca, não tem jeito!"

Vários torcedores nas redes sociais pediam a titularidade de Arrascaeta após o meia ter sido reserva nos outros dois jogos. E sua "estreia" não poderia ser melhor.

Ele fez os dois gols do Uruguai na partida, e, de quebra, foi o primeiro jogador a jogar no futebol sul-americano que balançou as redes no Mundial do Qatar.

Giorgian de Arrascaeta celebra após marcara o primeiro gol do Uruguai nesta Copa do Mundo Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Gana tenta reagir

O Uruguai voltou do segundo tempo tentando apenas segurar a vantagem. Isso chamou Gana para o ataque, que teve duas boas oportunidades defendidas por Rochet.

As substituições surtiram efeito. O atacante Semenya, que entrou no intervalo, finalizou à esquerda, em batida que passou raspando a trave. Depois, o destaque Kudus arriscou de fora da área, mas Rochet defendeu.

Final emocionante

Após saber da notícia da classificação coreana, o Uruguai voltou a sair para o jogo. Cavani teve boa oportunidade de ampliar, mas Ati Zigi fez defesa monumental para evitar o gol. Valverde tentou de fora da área e também parou no goleiro ganês.

O zagueiro Coates partiu para o ataque e teve boa chance, mas teve a finalização travada por defensor adversário. No último lance, falta cobrada por De La Cruz foi defendida por Ati Zigi.

Lances polêmicos

Aos 12 minutos da segunda etapa, o árbitro Daniel Siebert foi consultar o VAR para um possível pênalti a favor do Uruguai. Após revisão de um desarme de Amartey em cima de Nuñez, o juiz alegou que não houve falta, e mandou seguir.

Goleiro Muslera se junta a outros jogadores do Uruguai e reclamam com arbitragem no final da partida contra a Gana Imagem: Khaled DESOUKI / AFP


Situação final do Grupo H

Assim como França e Brasil, Portugal assegurou sua ida às oitavas com uma rodada de antecedência. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul, permaneceram na primeira colocação, com seis pontos.

O Uruguai até fez sua parte. Precisava de uma vitória simples, mas teria que torcer contra os coreanos. Mesmo chegando aos quatro pontos, a Celeste ficou na terceira colocação, atrás dos asiáticos, que também venceram, por conta dos critérios de desempate.

A seleção de Gana se manteve com os três pontos, mas desceu para a lanterna, e ficou sem a chance de classificação.

FICHA TÉCNICA

Uruguai 2 x 0 Gana - Copa do Mundo de 2022

Rodada: 3ª - Grupo H
Data e hora: 02 de dezembro de 2022 (sexta-feira), 12h (horário de Brasília)
Local: Estádio Al Janoub, Al Wakrah - Qatar
Público: 43.443
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Jan Seidel (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
Quarta árbitra: Yoshimi Yamashita (JAP)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Cartões amarelos: Darwin Nuñez, Luis Suárez e Coates (URU); Seidu e Sulemana (COR)
Cartões vermelhos: -
Gols: De Arrascaeta (26' e 31', 1º T)

URUGUAI
Rochet; Varela, Giménez, Coates e Olivera; Valverde, Bentancur (Vecino) e Arrascaeta (Canobbio); Pellistri (De La Cruz), Luis Suárez (Cavani) e Darwin Núñez (Maxi Gómez).
Técnico: Diego Alonso

GANA
Ati Zigi; Seidu, Amartey, Salisu e Baba Rahman; Thomas Partey, Abdul Samed (Kofi Kyereh) e Kudus (Issahaku); Andre Ayew (Bukari), Jordan Ayew (Sulemana) e Inaki Williams (Semenyo).
Técnico: Atto Oddo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uruguai bate Gana com show de Arrascaeta, mas fica fora das oitavas da Copa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo 2022