Topo

Máscara de Son na Copa tem 'dedo' brasileiro e aval de 'Batman' do Vasco

Do UOL, em São Paulo

23/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Principal jogador da Coreia do Sul, que estreia na Copa do Mundo 2022 nesta quinta-feira (24), às 10h (de Brasília), contra o Uruguai, o atacante Son deve entrar em campo no Qatar usando uma máscara.

O jogador do Tottenham virou dúvida para o Mundial quando sofreu uma lesão no rosto em 1º de novembro, em uma partida da Liga dos Campeões. Son fraturou quatro ossos próximos ao olho e recorreu a uma tecnologia desenvolvida por brasileiros. O acessório que ele está usando nos treinos em Doha e deve colocar nas partidas é muito semelhante ao item de proteção usado por Thiago Rodrigues, goleiro do Vasco.

Em contato com a reportagem, o vascaíno, que tem o apelido de "Batman da Colina", disse que a máscara não o atrapalha. Ele afirma que é adaptado ao acessório, mesmo atuando em uma posição que exige reflexo e boa visão como a do goleiro. Ele até citou o caso do sul-coreano para explicar a tecnologia do material que utiliza.

"A máscara não atrapalha a visão de forma alguma. Ela foi desenvolvida justamente para atender às questões de visão ampla, de visão periférica. Ou seja, ela é vazada ao lado, acima dos olhos. Então eu tenho total visão de campo, ao lado, à frente, acima, abaixo. Ela foi desenvolvida com fibra de carbono. É o mesmo material que o pessoal da Europa usa. No Barcelona, no Tottenham. Inclusive, ele [Son] está usando essa mesma máscara, com a mesma fibra", disse o goleiro do Vasco.

Thiago conquistou o acesso à elite do futebol nacional com o Vasco na última temporada. Ele passou 15 jogos sem ser vazado na segunda divisão e teve atuação decisiva contra o ituano, na partida que garantiu o retorno à Série A.

À reportagem, o goleiro disse que usa a máscara há mais de um ano. Por causa da pancada que sofreu no rosto em março de 2021, quando defendia o CSA, ele usará o item até o final carreira — Thiago Rodrigues está com 34 anos. Depois do choque, ele teve fratura de ossos da testa, órbita e nariz.

"Desde o começo, [adaptação] foi muito fácil. O material ajuda, ela gruda no rosto como se fosse uma luva, você nem sente que ela está ali. Foi um processo muito simples, de fácil adaptação", afirmou.

Goleiro Thiago Rodrigues usando máscara na meta do Vasco Imagem: Daniel Ramalho / Vasco

Hoje, acostumado a usar a máscara, o "Batman da Colina", como ficou conhecido o goleiro em São Januário, trata o acessório como um item indispensável ao seu dia a dia. Para ele, vestir a proteção no rosto se equipara aos processos de colocar caneleiras, luvas e chuteiras.

"Ela é feita para proteger. No meu caso, tem sido usada neste sentido, assim como caneleira, chuteira e luvas. É a extensão do meu corpo enquanto atleta. Nem é questão de [dar mais] confiança. Ela faz parte da minha profissão, do meu trabalho. Um goleiro precisa ser corajoso, eu sou, tenho esse ímpeto. Ela é parte do meu fardamento, da minha vida como profissional."

Protetor foi desenvolvido por brasileiros

Protetor de Thiago Rodrigues é feito em impressão 3D e fibra de carbono Imagem: Reprodução / Instagram

Como mostrou o UOL Esporte no início deste ano, o protetor facial utilizado por Thiago Rodrigues e que inspira a peça que muito provavelmente será usada por Son na Copa do Mundo foi desenvolvido pelo dentista Marcelo Lasmar, do Atlético-MG, primo do médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar.

O trabalho foi feito em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa e o dentista radiologista Vinícius Machado.

Na parte interna do produto, o material usado é o Etileno Acetato de Vinila (EVA), que é um polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d'água. Já a parte interna foi feita com fibra de carbono e resina epóxi, tudo baseado na impressão 3D da face de quem irá usar o item. Ou seja, o produto molda o rosto do jogador.

"Utilizamos o que há de mais moderno no mundo dentro da odontologia esportiva para que ele [Thiago Rodrigues] pudesse voltar aos jogos rapidamente e com segurança. A tecnologia utilizada é a mesma desenvolvida para jogadores dos clubes europeus como Real Madrid e Barcelona por exemplo", disse o cirurgião buco-maxilo-facial Milkle Pessoa ao UOL em janeiro.

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Máscara de Son na Copa tem 'dedo' brasileiro e aval de 'Batman' do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Copa do Mundo 2022