Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para que times torcem essas 7 atrações internacionais do Rock in Rio?

Justin Bieber veste camisa do Palmeiras em show no Allianz Parque, em 2017 - Reprodução/Instagram/@majutrindado
Justin Bieber veste camisa do Palmeiras em show no Allianz Parque, em 2017 Imagem: Reprodução/Instagram/@majutrindado

08/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Futebol e música vivem caminhando juntos. Elton John já foi dono e presidente do Watford, clube que atualmente disputa a segunda divisão inglesa. Os irmãos Noel e Liam Gallagher (ex-Oasis) são dois dos torcedores mais famosos e corneteiros do Manchester City. E Bob Marley tinha um "time do coração" em cada país que se apresentava.

Além disso, é comum vermos torcedores transformarem músicas populares, aquelas que tocaram nas rádios e plataformas de streaming, em hinos extraoficiais de clubes e campeonatos. É impossível ouvir "You'll Never Walk Alone" e não lembrar do Liverpool ou escutar "Seven Nation Army" e não sentir a atmosfera de um estádio europeu.

Pensando nessa conexão, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo quais são as equipes que conquistaram a torcida de sete atrações da edição deste ano do Rock in Rio, que inicia hoje o seu segundo e último fim de semana de apresentações.

JUSTIN BIEBER

O esporte número um do astro pop canadense é o hóquei no gelo. Mas isso não significa que ele também não goste de ver a bola rolando nos gramados. Bieber costuma, inclusive, utilizar camisas de futebol como figurino em alguns shows (em 2017, por exemplo, cantou vestindo o uniforme do Palmeiras no Allianz Parque). Só que a atração principal do Palco Mundo do último domingo não é tão apaixonada assim por nenhum clube. Normalmente, quando perguntado qual é seu time preferido de futebol, ele responde Barcelona (até já visitou treinos dos culés alguns anos atrás). Mas Justin também tem uma equipe número um na Inglaterra (Arsenal) e na França (Paris Saint-Germain).

CHRIS MARTIN

Chris Martin (Reprodução) - Chris Martin (Reprodução) - Chris Martin (Reprodução)
Imagem: Chris Martin (Reprodução)

O vocalista do Coldplay, atração principal do festival neste sábado, definitivamente não pode ser chamado de torcedor "modinha". Apesar de ser inglês e de ter um leque variado de opções clubes do primeiro escalão do futebol mundial para escolher, Martin entregou seu coração para um clube que milita na terceira divisão do seu país, o Exeter City, que é conhecido aqui no Brasil por ter sido o primeiro adversário da seleção, lá em 1914. A escolha um tanto quanto excêntrica do cantor tem uma justificativa bem natural: ele nasce em Exeter e começou a frequentar estádios visitando o St. James Park, cuja capacidade não chega nem a 9 mil torcedores.

DUA LIPA

Dua Lipa | Courrèges - TV Markíza/Ján Zemiar - TV Markíza/Ján Zemiar
Imagem: TV Markíza/Ján Zemiar

Apesar de ter nascido e crescido em Londres, a cantora britânica de origem albanesa não escolheu um dos vários times da cidade para torcer. Em uma entrevista concedida no ano passado, Dua Lipa revelou que se considera uma "torcedora honorária do Liverpool", ainda que também tenha um espacinho no coração para o Arsenal, time do seu pai e do seu irmão. "One Kiss", um dos hits da cantora que irá fechar o Rock in Rio-2022, no domingo, tem sido adotado nos últimos anos como uma música extraoficial da torcida dos "Reds", que costuma cantá-lo em viagens para o exterior e comemorações de títulos.

STEVE HARRIS

O baixista Steve Harris, durante show do Iron Maiden no Morumbi, em São Paulo - Manuela Scarpa/UOL - Manuela Scarpa/UOL
Imagem: Manuela Scarpa/UOL

A paixão futebolística do baixista do Iron Maiden é uma das mais conhecidas do mundo da música. Na adolescência, Steve Harris chegou a ser convidado para jogar nas categorias de base do West Ham. E, apesar de ter optado por não tentar uma carreira nos gramados e priorizar a música, o britânico nunca mais se separou do clube londrino. Nas apresentações da banda de heavy metal, como a que fechou o primeiro dia do Rock in Rio, na última sexta-feira, Harris costuma usar uma munhequeira nas cores do West Ham e colar um adesivo com o escudo do clube no seu instrumento. Graças a essa conexão, o Iron Maiden também se tornou parceiro comercial da equipe onde joga o brasileiro Lucas Paquetá e lançou uniformes de futebol da banda baseados nos layouts da camisa do time.

DAMIANO DAVID

Damiano David (Maneskin) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Somos como a Roma. Sempre terminamos no segundo lugar". A piada feita pelo vocalista do Maneskin, Damiano David, depois de a banda ficar com a segunda colocação na edição de 2017 da versão italiana do reality show "X Factor" só não foi considerada ofensiva pelos torcedores da Roma porque veio de um torcedor da Roma. O grupo responsável pelo hit global "Beggin'" e que se apresenta hoje no Palco Mundo é a prova de que a música pode derrubar a barreira das rivalidades construídas pelo futebol. Uma parte da banda é formada por apoiadores da Roma e a outra parte torce para a Lazio, sua arquirrival.

BILLY IDOL

.Coincidência ou não, Billy Idol subiu ao palco do Rock in Rio de 1991 após a apresentação de Supla, chamado de Billy Idol brasileiro por sua "incrível" semelhança física com o ícone do rock britânico - Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal - Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal
Imagem: Julio César Guimarães/Arquivo Pessoal

O sessentão que estourou junto com o punk rock na década de 1970 e que se apresenta amanhã no Rock in Rio gosta tanto do Chelsea que iniciou a carreira musical como vocalista de uma banda que levava o nome do seu time de coração. Apesar de raramente dar as caras em Stamford Bridge, Idol já foi flagrado algumas vezes vestindo a camisa dos Blues, clube que acompanha desde a infância -o bairro onde nasceu, Stanmore, fica a menos de 30 minutos de carro do estádio londrino.

CAMILA CABELLO

Camila Cabello durante show da final da Liga dos Campeões - Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images - Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Alex Gottschalk/DeFodi Images via Getty Images

Responsável pelo show de abertura da decisão da última Liga dos Campeões da Europa, a cantora que se apresenta no sábado no Palco Mundo adora futebol (apesar de ter reclamado do comportamento pouco intressado dos torcedores durante o concerto pré-final da Champions). Apesar de ter nascido em Cuba e crescido nos Estados Unidos, a ex-integrante do Fifth Harmony costuma dizer que seu time preferido é a seleção brasileira. Mas Cabello também tem simpatia declarada pelo Manchester City e lamentou que a equipe inglesa não tenha chegado à decisão continental da qual participou.