Sete anos depois Atlético-MG prepara a volta do departamento de marketing
Victor Martins
Do UOL, em Belo Horizonte
26/06/2015 06h00
“Marketing é bola na casinha”. A frase de Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG entre 2008 e 2014, servia para explicar a extinção do departamento de marketing durante os anos em que ficou no comando do clube. Algo que está perto de mudar. Eleito em 3 de dezembro do ano passado, Daniel Nepomuceno tomou posse no mesmo dia e meses depois começa a fazer algumas mudanças dentro do clube. E o retorno de um profissional do marketing ao Atlético é o próximo passo.
Depois de mudar alguns pontos no programa de sócio-torcedor do clube, o Galo na Veia, e escolher o Mineirão como um dos estádios do clube, Nepomuceno acertou com João Gomide, profissional que já trabalhou por oito anos na CBF e na organização da Copa do Mundo de 2014. No Mundial sediado no Brasil, Gomide foi gerente de Marketing da Secretaria Municipal Extraordinária (Secopa-MG).
As mudanças no Atlético começaram a ser percebidas na relação entre clube e sócio-torcedor. O primeiro passo foi dar desconto ao Galo na Veia Prata na compra do ingresso. A facilidade em comprar a entrada pela internet e a chance de pagar um preço reduzido fizeram o Atlético ultrapassar a marca de 40 mil associados.
Número considerado ainda baixo, diante do potencial que a apresenta a torcida do Atlético. Mais do que alavancar o programa de sócio-torcedor, a principal função de João Gomide vai ser a de captar recursos via patrocinadores e parceiros. O executivo também vai trabalhar na área comercial do Atlético.
E uma das primeiras funções pode ser a busca por um novo fornecedor de material esportivo. O contrato do Atlético com a Filon vai até dezembro e os valores atuais são considerados baixos. “No segundo semestre vamos iniciar a busca por novos parceiros e patrocinadores”, comentou Daniel Nepomuceno, antes de acertar com João Gomide.
Aliás, o novo executivo do Atlético deve iniciar os trabalhos no clube em agosto.