Topo

Hamilton segura Verstappen e abre temporada da F-1 com vitória no Bahrein

Britânico da Mercedes teve trabalho com desempenho de holandês da Red Bull nas voltas finais Imagem: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/03/2021 13h40Atualizada em 28/03/2021 14h59

Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu hoje o Grande Prêmio do Bahrein, etapa que abriu a temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma disputa emocionante contra Max Verstappen, o heptacampeão da Mercedes levou a melhor no fim e deixou o holandês da Red Bull com o segundo lugar. Valtteri Bottas, também da Mercedes, foi o terceiro.

Verstappen largou da pole, mas acabou abrindo brecha para a concorrência por causa da estratégia de pneus. No fim, o holandês esteve mais rápido que Hamilton e chegou a tomar a primeira posição a três voltas da bandeira quadriculada, mas saiu dos limites da pista na manobra e precisou devolver a posição. Ainda pressionou de novo, mas sem sucesso.

"É decepcionante não vencer, mas encaramos a Mercedes e precisamos estar felizes no fim das contas", analisou o piloto da Red Bull, que chegou a 0s745 de Lewis Hamilton. "Foi perto no fim, mas somamos pontos valiosos aqui", completou.

Max esteve melhor que eu no fim. Foi uma das corridas mais difíceis que eu tive em muito tempo, então sou muito grato por isso", afirmou o britânico da Mercedes após a prova."
Lewis Hamilton, vencedor do GP do Bahrein

Bottas pouco ameaçou e ainda teve problemas em uma das paradas. No entanto, além de completar o pódio, ainda faturou um ponto a mais por ter feito a volta mais rápida.

Companheiro de Verstappen na Red Bull, Sergio Perez foi mais um a ter problemas, mas fez uma corrida de recuperação e conseguiu o quinto lugar, atrás da McLaren de Lando Norris. Charles Leclerc (Ferrari), em sexto; Daniel Ricciardo (McLaren), em sétimo; Carlos Sainz (Ferrari), em oitavo; Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), em nono); e Lance Stroll (Aston Martin), em décimo, completaram a zona de pontuação.

A corrida

A Red Bull mostrou força durante todo o final de semana, mas teve problemas logo na volta de apresentação: Sergio Perez viu o carro apagar a caminho do grid, determinando a suspensão da largada. O mexicano conseguiu reativar o carro, mas precisou começar dos boxes.

Os primeiros colocados fizeram uma largada segura, com Verstappen protegendo a primeira posição da abordagem de Hamilton. Bottas era o terceiro, mas acabou perdendo a posição para a Ferrari de Leclerc.

Antes da ultrapassagem do monegasco, porém, Nikita Mazepin perdeu o controle de sua Haas, escapou e bateu. Em pouco tempo, a direção de prova mandou o safety car para a pista. Melhor para Perez, que foi para os boxes trocar pneus.

Na relargada da terceira volta, Leclerc foi para cima de Hamilton, mas o britânico protegeu bem a segunda posição. Pierre Gasly (Alpha Tauri) vinha no meio do pelotão, mas perdeu a asa dianteira ao se tocar com Daniel Ricciardo (McLaren) e precisou ir para os boxes, caindo para a 19ª posição.

Na sexta volta, Bottas partiu para cima de Leclerc e recuperou a terceira posição. O ferrarista tentou dar o troco, mas o rival finlandês não cedeu espaço e acabou levando a melhor. Ficou ruim para Leclerc, que viu Lando Norris chegar na oitava volta — e tomar a quarta posição uma volta depois.

Com as trocas de pneus entre as voltas 12 e 15, Perez foi para o quinto lugar. Hamilton era quarto, mas tomou o terceiro lugar da Ferrari de Carlos Sainz — que foi para a parada na volta 16. Quando o vice-líder Bottas também foi para os boxes, o mexicano da Red Bull subiu para terceiro, atrás apenas do líder Verstappen (que não havia parado) e de Hamilton.

Mas o holandês entrou para a troca na volta 18 e Hamilton aproveitou para assumir o primeiro lugar, à frente da dupla da Red Bull. O mexicano não conseguiu resistir à chegada de Bottas e viu o finlandês assumir o terceiro posto. Depois, parou na volta 20 e retornou no 12º lugar.

Único piloto a não parar na primeira janela, Sebastian Vettel chegou a andar em oitavo, mas o desgaste dos pneus custou em uma disputa contra Carlos Sainz e Fernando Alonso a partir da volta 21. O espanhol levou a melhor e chegou ao oitavo lugar nas voltas seguintes, mas perdeu a posição para Perez no giro 25.

Hamilton parou de novo na volta 29 e voltou em terceiro, a 15 segundos de Verstappen. Bottas era o segundo lugar e parou na volta 31, mas a Mercedes teve problemas para a troca do pneu dianteiro direito e fez ele voltar em quinto, atrás ainda de Lando Norris e Charles Leclerc. Assim, a briga pela vitória ficou restrita apenas aos dois primeiros colocados.

Mais atrás, a Williams vinha com chances de pontuar, mas George Russell perdeu a décima posição para a Alfa Romeo de Kimi Raikkonen na volta 37. Pior para Russell, que ainda foi superado por Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel, caindo para 13º.

Em quarto, Perez parou na volta 39 para colocar pneus médios, voltando em sétimo. Na volta seguinte, Verstappen parou e colocou pneus duros, voltando em segundo. Como já havia usado dois jogos de pneus médios, era a alternativa que tinha para chegar ao final da corrida com menos desgaste.

A dez voltas para o fim, Hamilton seguia firme na liderança, com Verstappen a quatro segundos e diminuindo a diferença. O holandês tomou o primeiro lugar na volta 53, a três voltas do fim, mas como superou os limites da pista e precisou devolver a posição. O britânico agradeceu, segurou o adversário e não perdeu mais.

Veja a classificação do GP do Bahrein:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing): + 0.754
3º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes):+ 37.383
4º - Lando Norris (ING/McLaren): + 46.466
5º - Sergio Perez (MEX/Red Bull Racing): + 52.047
6º - Charles Leclerc (MON/Ferrari): +59.000
7º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren): + 1.06.004
8º - Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari): + 1.07.100
9º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri): + 1.25.692
10º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin): + 1.26.713
11º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo): + 1.28.864
12º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo): + uma volta
13º - Esteban Occon (FRA/Alpine): + uma volta
14º - George Russell (ING/Williams): + uma volta
15º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin): + uma volta
16º - Mick Schumacher (ALE/Haas): + uma volta
17º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri): + quatro voltas
18º - Nicholas Latifi (CAN/Williams): + cinco voltas

Não completou - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
Não completou - Nikita Mazepin (RUS/Haas)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hamilton segura Verstappen e abre temporada da F-1 com vitória no Bahrein - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1