Topo

Uma foi campeã com pé quebrado; a outra perdeu a prata por strike em rivais

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 18h40

Os Jogos de Inverno de Sochi tiveram duas atletas se destacando por motivos bem distintos nesta quinta-feira (13). Enquanto a polonesa Justyna Kowalczyk levou hoje sua quinta medalha olímpica no esqui cross country, mesmo com um pé quebrado, a inglesa Elise Christie teve uma enorme decepção na patinação em velocidade em pista curta.

A largada desta prova foi confusa, com Christie caindo e derrubando a italiana Arianna Fontana e a sul-coreana Park Seung-Hi. A chinesa Li Jianrou, que estava na quarta posição, aproveitou para vencer com folga e conquistar o primeiro ouro de seu país nos Jogos de Inverno de 2014.

As três atletas se levantaram e a disputa pela prata ficou acirrada entre Christie e Fontana, com a inglesa cruzando na frente. Mas os juízes a consideram culpada pela queda das adversárias e desclassificaram a patinadora.  A italiana ficou com a prata e a sul-coreana herdou o bronze.

A inglesa se mostrou muito desapontada, mas aceitou a desclassificação. “Achei que tivesse mais velocidade”, disse Christie, em entrevista ao jornal Guardian, justificando a mudança repentina na trajetória.

“Uma de minhas características é que não consigo me segurar atrás. Se tivesse permanecido em terceiro, teria uma medalha agora. Mas, infelizmente, meus instintos não me permitiram fazer isso e eu apenas tentei vencer a prova”, disse ela, sobre a tentativa frustrada de ultrapassagem.

Elise Christie ainda tem duas chances de conquistar medalhas nos Jogos, nas provas de 1.000 m e 1.500 m.

Veja como foi a queda:

Polonesa vence com o pé quebrado

  • Clique para acessar conteúdo externo

    Campeã olímpica em Vancouver-2010, a polonesa Justyna Kowalczyk chegou aos Jogos de Sochi sem tantas esperanças de uma nova conquista. Dias antes do início da competição, ela teve uma fratura no pé, mas disse que a contusão não a tiraria de mais uma Olimpíada. Nesta quinta, ela superou a lesão e conquistou a vitória na prova de 10 km, completando o percurso em 28min17s8, com 18s4 de vantagem sobre a sueca Charlotte Kalla, medalha de prata. Foi sua quinta medalha olímpica, a segunda de ouro. Depois, sentou na neve e chorou. Em seu perfil no Facebook, a atleta agradeceu aos pais pelo apoio e festejou: "É ouro! Em grande estilo!"

O japonês Yuzuru Hanyu voltou a dar show na patinação artística, nesta quinta. Com uma apresentação impecável, ao som do blues “Parisienne Walkways”, do guitarrista Gary Moore, ele foi o primeiro atleta da história do esporte a ultrapassar a pontuação 100, chegando a 101,45, novo recorde mundial da prova do programa curto. Quando viu a pontuação, ele teve uma reação efusiva e chegou a assustar uma integrante da delegação japonesa que estava ao seu lado. Depois, a mulher conteve o patinador, que se acalmou. O patinador de 19 anos é o favorito para a medalha de ouro, que será disputada nesta sexta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma foi campeã com pé quebrado; a outra perdeu a prata por strike em rivais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte