Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Meta ousada e velocidade em suas conquistas revelam plano de Poatan no UFC

O maior card da história do UFC será realizado neste sábado, quando o show de número 300 da organização contará com dois títulos em jogo e outros dez ex-campeões em ação no octógono montado na cidade de Las Vegas (EUA). E coube a Alex Poatan o status de estrela principal da noitada de lutas.

Aos 36 anos, o brasileiro defenderá o posto de campeão dos meio-pesados diante de Jamahal Hill, em duelo que, além da posição de destaque neste card, também abre caminho para que Poatan quebre mais um recorde em sua carreira, que já é meteórica no esporte. Com apenas 11 lutas disputadas no MMA, sendo sete delas no UFC, ele se tornou o atleta que conquistou títulos em categorias diferentes da forma mais rápida na história da organização.

Agora, ao que parece, ele pretende ir mais longe e estabelecer uma marca ainda mais impressionante. Caso ganhe neste sábado, no dia 13 de abril, Poatan já deixou claro que pretende lutar no dia 4 de maio, no card do UFC Rio. E se essa meta se concretizar e ele vencer no Brasil, um recorde praticamente imbatível será estabelecido: duas defesas de título em apenas 21 dias.

Deiveson Figueiredo, no final de 2020, chegou perto de atingir esta marca ao finalizar Alex Perez e empatar com Brandon Moreno em duelos realizados com apenas três semanas de diferença. Portanto, o sonho de Poatan é ao mesmo tempo extremamente difícil de ser realizado como absolutamente admirável caso se concretize. Pesariam contra o seu desejo, além dos talentosos rivais que teria pela frente, o pouco tempo para cortar peso e uma viagem ao Brasil nesse meio tempo.

Por isso, um meio-termo envolvendo uma disputa na categoria dos pesados poderia ser uma opção — claro, ele ainda precisaria vencer Jamahal Hill antes de pensar no UFC 301. No entanto, a velocidade com que constrói seu legado no MMA e a ambição com que busca novas marcas no esporte deixam claro que tanto o atleta como sua equipe não querem perder tempo. E existe uma razão bem clara para que seja assim.

Perto de completar 37 anos, Poatan também acumula 40 lutas no kickboxing profissional. E ele sabe que esportes de combate exigem muito do físico e da saúde do competidor, tando que é difícil imaginar que ele ainda tenha muitos anos para performar em alto rendimento. Imagino, então, que o pensamento é capitalizar tanto com suas conquistas no octógono como com o seu carisma fora dele e monetizar ao máximo.

E esse é um planejamento correto: tirar o máximo do esporte antes que ele tire de você mais do que você possa entregar.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes