Opinião

Lesão de Makhachev atrasa planos de Charles do Bronx por título do UFC

No último domingo (7), Charles do Bronx foi confirmado para o card do UFC 300. O brasileiro, ex-campeão dos pesos-leves (70 kg), encara Arman Tsarukyan em duelo que, nas palavras de Dana White, credencia o vencedor a disputar o cinturão do evento. E este cenário não agradou a maioria dos fãs do atleta.

E a razão é bem simples, uma vez que no final do ano passado Charles havia sido apontado pelo presidente do UFC como o próximo da fila para desafiar o campeão. Tal declaração foi feita depois do corte no supercílio que impediu o brasileiro de medir forças com Islam Mahachev em outubro. Portanto, algo mudou de lá para cá, certo?

A grande questão é que, principalmente quando se trata do 'topo da tabela' no UFC, o momento é que dita os rumos dos atletas. Se no final de 2023 a expectativa era a de que o russo defenderia seu posto ainda no primeiro trimestre, logo antes de praticar o jejum do Ramadã, poucos meses depois, uma lesão mudou o cenário.

Sem conseguir competir no início da temporada e sem poder treinar em alto nível durante o período sagrado para o Islamismo, Makhachev estaria de volta ao octógono apenas no segundo semestre. E a julgar pelos últimos anos é de se esperar que sua presença para liderar o card em Abu Dhabi, em outubro, seja exigida. Portanto, não haveria sentido em manter a divisão mais competitiva do UFC estagnada. O plano do brasileiro de disputar o título no começo do ano foi adiado justamente pela lesão do russo - como disse anteriormente, o momento dita os rumos do evento.

A última luta de Charles foi em junho do ano passado, e deixá-lo sem competir por mais de um ano seria injusto com a sua carreira. Por sua vez, o jovem Tsarukyan, de apenas 27 anos, se mostrou competitivo e pronto para desafiar os principais nomes da categoria. Faminto, o armênio deixou claro que aceita enfrentar qualquer rival a qualquer momento. E isso caiu como uma luva para os planos da organização.

O UFC 300, no dia 13 de abril, é o grande show do primeiro semestre de 2024. Por isso, lutas importantes precisam ser escaladas para garantir o poder de venda de pay-per-views, ao mesmo tempo que definam os próximos passos de algumas das categorias do evento. Charles, um dos lutadores mais famosos do mundo na atualidade, é um nome e tanto para o card, e Arman é o rival perfeito, sendo o único do TOP 5 com quem ele ainda não mediu forças.

Aos fãs brasileiros, claro, o banho de água fria foi grande. O rumor de um possível título interino ser colocado em jogo serviria de alento, mas não se concretizou, assim como a presença do atleta no show a ser realizado no Brasil, no dia 4 de maio, também foi descartada. Expectativa e realidade nem sempre caminham lado a lado mas, como no mais alto nível do UFC é o momento que define as oportunidades, ficar de fora de um evento como o UFC 300 seria um erro irremediável - a não ser, claro, que o cinturão estivesse em jogo?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes