Topo

Hortência lança candidatura a presidência de liga de basquete feminino

Ex-jogadora Hortência anunciou que pretende se candidatar à presidência da LBF Imagem: Thiago Duran e Léo Franco/AgNews

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 06h47

A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari aproveitou a festa de seu 54º aniversário, realizada na última segunda-feira, para confirmar que será candidata à presidência da LBF (Liga de Basquete Feminino) em 2014. Ela já começou a articular internamente o plano de sucessão da entidade.

A LBF é presidida atualmente por Márcio Cattaruzzi. O mandato dele vai até maio do próximo ano, e a ideia de Hortência é ser candidata a esse posto.

“Devo tudo que eu tenho ao basquete. Se não fosse o basquete, não poderia fazer essa festa bonita e ter tanta gente aqui comigo. Por isso, eu tento o tempo todo fazer algo pela minha modalidade. Assim como na quadra, eu posso ter perdido, mas nunca sem tentar. Estou dando o máximo que eu posso para fazer algo pelo esporte”, discursou Hortência na festa de aniversário realizada na hamburgueria Nico, em São Paulo.

Integrante do hall da fama do basquete feminino dos Estados Unidos desde 2002, Hortência era o principal destaque da seleção brasileira que conquistou o Mundial da modalidade em 1994. Dois anos depois, integrou o time medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Em 2009, a ex-jogadora assumiu a diretoria de seleções femininas da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Ela deixou o cargo em maio deste ano.

“Existem coisas que você não consegue fazer porque não tem a caneta na mão. Eu tinha um cargo executivo, remunerado, mas não tinha a caneta para assinar as decisões. Quando você não tem a caneta, precisa se submeter a decisões dos outros. Por isso, prefiro lugares em que você tenha a caneta”, disse a ex-jogadora. No entanto, Hortência negou ter saído frustrada com o que encontrou na CBB: “Eu tentei. Acho que esse é o mais importante. Fiz o que estava ao meu alcance”.

Quando a ex-jogadora anunciou desligamento da CBB, o presidente da entidade, Carlos Nunes, já havia dito que o plano dela era atuar na LBF. Hortência já havia se aproximado da liga no início do ano, quando encampou um projeto para criar uma versão feminina da LDB, competição de formação de atletas vinculada ao NBB (Novo Basquete Brasil).

Na última sexta-feira, Hortência fez parte da comitiva que recebeu na LBF Joanna Sutherland, diretora de basquete feminino na Fiba (Federação Internacional de Basquete). O projeto da liga de desenvolvimento foi uma das ideias que a ex-jogadora apresentou à dirigente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hortência lança candidatura a presidência de liga de basquete feminino - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Basquete