Topo

Jô Soares relembra causos de tio técnico e torcida 'pé-quente' no bi mundial

Jô Soares mostra livro publicado pelo tio Kanela: obra contou com foto autografada do apresentador Imagem: Daniel Neves/UOL

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 06h00

No dia 25 de maio de 1963, o Brasil alcançou seu melhor momento na história do basquete ao sagrar-se bicampeão mundial. A conquista foi especial para um jovem de 25 anos, que estava nas arquibancadas do Maracanãzinho torcendo pelo tio famoso que comandava a seleção nacional: Jô Soares, sobrinho do técnico Kanela e presença ilustre na partida decisiva contra os Estados Unidos.

“Nesse jogo eu fiquei muito emocionado, pois fui assistir lá de perto dele”, contou o apresentador em entrevista ao UOL Esporte. “Em 1959 estava em Petrópolis e acompanhei pelo rádio. Mas no segundo Mundial eu pude ir ao Maracanãzinho no jogo contra os Estados Unidos. Lembro que tinha um americano baixinho que jogava uma barbaridade”, completou.

Togo Renan Soares, o Kanela, era uma celebridade nacional em 1963. O sucesso como técnico de basquete, futebol, remo e pólo aquático, mesmo sem nunca ter sido atleta, além do temperamento explosivo e as constantes confusões, encantavam o jovem sobrinho.

“Era uma figura fascinante. Meu contato no dia a dia com ele era muito pouco, mas tinha uma admiração enorme por ele. Era um marginal, um cara que se dedicava a fazer aquilo que amava e que fazia bem. E tinha um gênio pavoroso, de puxar brigas incríveis”, afirmou Jô.

A presença de Kanela na casa da família Soares era esporádica devido a sua rotina de constantes viagens e competições. Mas eram comum os encontros com o sobrinho em uma das paixões do treinador: as corridas de cavalo.

“De vez em quando ia almoçar lá em casa ou jantar, mas encontrava mais com ele no Jockey Clube. Ele adorava corrida de cavalo. Chegava de uma viagem e nem passava em casa, ia direto se fosse dia de corrida”, disse Jô.

Apelidado na infância por suas canelas finas, Togo também era Kanela (grafado com K por escolha do próprio treinador) para seus familiares. O bom relacionamento com o sobrinho tornou-se admiração com o sucesso de Jô Soares, que chegou a entrevistá-lo.

Em livro produzido por Kanela e colaboradores em 1992, o treinador publicou foto autografada dada pelo sobrinho em 1979. “Quero viver mais dez anos para assistir diariamente aos seus programas”, escreveu na legenda o treinador, que morreu apenas seis meses depois.

"Era uma figura queridíssima. Uma vez eu o entrevistei junto com o Amaury e dava para ver o carinho com que era tratado. Guardo com muito carinho todas as lembranças que tenho do meu tio Kanela", comentou o apresentador.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jô Soares relembra causos de tio técnico e torcida 'pé-quente' no bi mundial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Basquete