Topo

Ação de agentes de saúde já doou 66 mil refeições à população de rua do RJ

Ação conta com voluntários da área de logística, estagiários de gastronomia e chefs Imagem: Divulgação

Tainara Rebelo

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

23/06/2021 06h00

Há pouco mais de um ano, os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, deixaram de ser ponto de encontro para diversão e se tornaram ponto de encontro para a solidariedade. Desde abril do ano passado, quando a pandemia de covid-19 se tornou preocupação mundial, o casal de profissionais da saúde Pedro Henrique de Oliveira Borges e Jacqueline Alison Dun entendeu que era preciso se mobilizar e fazer algo a mais pela população em situação de rua da cidade.

"Como somos da área de saúde, já sabíamos que uma pandemia não se resolve do dia para a noite. Precisávamos agir para minimizar esse impacto", diz Jacqueline, que é biomédica. Eles contam que ficaram preocupados com a quantidade de pessoas em vulnerabilidade. "Fora a indignação com o governo federal de não fazer nada no início da pandemia - como o atraso do auxílio emergencial", diz Pedro, que é fisioterapeuta.

Relacionadas

Foi daí que nasceu o movimento social Covid Sem Fome: uma manifestação de pessoas físicas, isentas de qualquer lucro, rendas governamentais, patrocínios ou parcerias fixas, interessadas - exclusivamente - em minimizar os impactos e garantir o direito à alimentação de pelo menos uma pequena parcela da população em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro.

As refeições são preparadas por voluntários em cozinha profissional cedida por uma universidade do RJ Imagem: Bruna Prado

No início, o projeto chegou a distribuir marmitas diariamente nos Arcos da Lapa, atualmente são três vezes por semana porque as doações diminuíram, mais uma vez no bairro Jardim Gramacho. A ação conta com uma ampla rede de voluntários em diversos setores, como logística na distribuição das marmitas, estagiários de gastronomia e chefs profissionais para garantir a qualidade das refeições. Somam-se a esse time de cerca de 60 pessoas, voluntários das áreas de marketing, gestão e assessoria de imprensa, por exemplo.

A rotina da Covid sem Fome começa todos os dias às 7h, na cozinha da Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta), tradicional instituição de Ensino Superior no Rio de Janeiro que cedeu a cozinha industrial do curso de gastronomia para o preparo das refeições.

Depois, os voluntários enchem em quentinhas e a equipe de logística as acondiciona em isopores para garantir a segurança alimentar de cada refeição. Os alimentos são, então, transportados para os Arcos da Lapa, onde o carro encontra com outra equipe de voluntários de distribuição e inicia a entrega, respeitando a fila preferencial para mulheres e idosos.

Até o mês de junho de 2021, a ação Covid Sem Fome doou 66.055 refeições, distribuiu 65.050 garrafas de água e ainda 1.649 cestas básicas para a população do Rio de Janeiro.

Mais do que ajudar, a ação vem despertando uma sensação "única e poderosa" nos voluntários. "Dar afeto e carinho a quem nada tem e ainda é rejeitado por todo um sistema, somente traz a paz e tranquilidade de estar fazendo algo por alguém que não conhecemos", reflete Jaqueline.

Ela conta que em novembro do ano passado teve covid e ficou internada na UTI. O projeto teve que diminuir o ritmo por oito dias, pois Pedro também ficou internado com suspeita de covid. "A gente pensava no pior e quando meu marido viu esse acolhimento, foi uma maneira de reenergizar o projeto e começar tudo de novo."

Para eles, ajudar quem mais precisa é uma grande inspiração de luta e revolução por um mundo melhor. "A motivação diária que temos é olhar olho no olho das pessoas que ajudamos e ver o carinho e respeito que eles têm por nós", conta Pedro.

Para fazer parte do Covid sem Fome, ou ajudar de alguma maneira, basta acessar o site www.covidsemfome.com.br

O grupo aceita doação de qualquer quantia:

Pelo PIX: 164.307.437-72

Pelo PicPay: @covidsemfome

É possível doar também mantimentos para a cozinha. Basta entrar em contato que voluntários fazem a retirada dos produtos.

Para contatos de parceria, falar direto com a Jacqueline via Whatsapp pelo número 021 99237-5093

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ação de agentes de saúde já doou 66 mil refeições à população de rua do RJ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Ecoa