Guerreiras em marcha

Mulheres indígenas ocupam Brasília e pedem direitos. "Luta é diária. Somos as bases do nosso povo"

Mara Barreto Sinhosewawe Xavante (texto) e André Porto (fotos) Colaboração para Ecoa, de Tubarão (SC) e Brasília

"É muito importante a mulher estar à frente de qualquer liderança dentro das nossas comunidades como forma de mostrar o quanto somos fortes e capazes de exercemos também muito bem a função de liderança e servir de boa inspiração para as futuras gerações", disse Carmem Canlem Criri, 27, cacique recém-nomeada na aldeia Kóplag que integra a Terra Indígena Klãnõ Xokleng, em Santa Catarina.

Carmen era uma das líderes presentes na 2ª Marcha das Mulheres Indígenas que ocupou Brasília entre os dias 7 e 10 de setembro para lutar pelos direitos das populações indígenas. Sob o tema "Mulheres Originárias: Reflorestando mentes para a cura da Terra", a mobilização reuniu quatro mil mulheres de 150 etnias de diversos estados do país e fortaleceu o apoio ao acampamento Luta Pela Vida que tenta barrar o Marco Temporal.

O acesso à educação foi fundamental para que mais mulheres indígenas se pudessem se envolver em política e buscassem ocupar cargos de liderança em suas comunidades e também fora delas. É o que afirma Ioco Canleng, 49, e liderança da etnia xokleng, da Aldeia Figueirinha, também em Santa Catarina.

"No passado, as mulheres não tinham conhecimento dos próprios direitos, leis e política, mas hoje os tempos são outros. Depois da escola, passamos a nos interessar pelo assunto e, assim como eu, nos candidatar para ocupação de cargos de lideranças e caciques para ajudar e lutar por melhorias do povo", disse ela, que também esteve na Marcha em Brasília. "Foi uma experiência incrível que só fortaleceu nosso papel social, o que mostra o quanto somos fortes e guerreiras."

"A etnia xavante é totalmente patriarcal, destacando sempre o papel político social dos homens nas lideranças de nossas comunidades. Somos preparados desde pequenos para essa ocupação, enquanto as mulheres também exercem esse papel, mas de forma discreta e nos bastidores", explicou o professor Paulo Cipassé Xavante, cacique da etnia xavante, na Aldeia Wederã da Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Ele é um dos defensores da maior presença de mulheres em cargos de liderança. "Sou pai de uma filha mulher, e se ela escolher ser cacique ou liderança, teria meu total apoio. Os tempos são outros e, através da educação escolar, reuniões e trabalhos, as mulheres têm se capacitado para essa ocupação também, e têm meu total apoio", afirmou.

Não há dados oficiais consolidados sobre a liderança indígena feminina, mas para quem vive o dia a dia do movimento é expressiva a força crescente das mulheres.

"Nós mulheres precisamos ser ouvidas e respeitadas dentro do movimento indígena e ter sempre o nosso lugar de falar, pois a mulher é importante para direcionamento e ensinamentos aos nossos filhos para que no futuro as próximas mulheres não sofram por conta desse machismo cultural. Estamos a cada dia avançando, mas aos poucos. E isto não pode parar. A luta é diária. Somos as bases do nosso povo", disse Angela Maria Teixeira dos Santos, conhecida como Angela Tapeba, 37, da aldeia Tapeba Cipó, em Caucaia (CE).

Temos que vencer essa invisibilidade [que nos coloca como] um ser frágil sendo que somos guerreiras e fortes, sempre com a ancestralidade e coragem para lutar. Isso não nos faltará jamais

Angela Tapeba

Chacoalhando maracás, com pinturas de guerra, colares e cocares na cabeça, as mulheres Indígenas marcharam na manhã do dia 10 do acampamento na Funarte, região central de Brasília, até a Praça do Compromisso, onde Galdino Pataxó foi queimado vivo por jovens brasilienses em 1997 e hoje é lembrado por uma estátua em sua homenagem.

Em protesto, as mulheres indígenas queimaram um boneco simbolizando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e compartilharam gritos de "Demarcação Já" e "Fora Bolsonaro". A mobilização foi promovida pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANIMIGA) e a Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (APIB) com audiências e ações culturais das mulheres no espaço da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

O encontro anual teve de ser cancelado em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e pode ser realizado agora com a vacinação das populações indígenas. A 1ª Marcha das Mulheres Indígenas havia reunido 2.500 entre os dias 9 e 14 de agosto de 2019, também na capital federal, com o tema "Território: nosso corpo, nosso espírito".

A votação do Marco Temporal foi suspensa nesta quarta-feira (15) após o ministro Alexandre de Moraes pedir vista dos autos no julgamento. A decisão foi adiada por tempo indeterminado e volta à pauta do tribunal quando Moraes liberar o processo e uma nova sessão for agendada pelo Supremo.

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